Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44649

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA FILHO, José Leão E-
dc.contributor.authorFARIAS, Victor Amorim Porto-
dc.date.accessioned2022-06-03T11:18:08Z-
dc.date.available2022-06-03T11:18:08Z-
dc.date.issued2022-05-17-
dc.date.submitted2022-06-01-
dc.identifier.citationFARIAS, Victor Amorim Porto. MODELO BASEADO EM MAPAS COGNITIVOS FUZZY PARA AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA PARA LOCALIZAÇÃO DE UMA UNIDADE INDUSTRIAL NA ÁREA DE BEBIDAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44649-
dc.description.abstractExiste o interesse em expandir a instalação de uma fábrica de bebidas, sendo necessário expandir por meio de uma nova instalação em um local diferente, por não haver espaço na atual instalação para fabricar outro tipo de bebida. Há inúmeros fatores que devem ser levados em consideração antes de decidir qual a localização certa para determinada instalação fabril, variando de acordo com a região. Os fatores podem ser relacionados a custos, sustentabilidade, políticas, infraestrutura, acessibilidades de matéria primas e transporte, culturas, mão de obra, tamanho de mercado, entre outras questões que influenciam em relação ao estudo de caso. Entender os fatores críticos presentes nas decisões pode contribuir de forma significativa para diminuir os riscos de erro durante a avaliação das opções disponíveis para a instalação. O que também contribui bastante para a diminuição desses riscos é entender e analisar as relações de contribuição que cada fator possui um com o outro. Diante dessa problemática, esse estudo de caso objetiva desenvolver um modelo que consiga agregar grande parte das opiniões dos especialistas entrevistados, acerca dos fatores, em um único lugar, e apresentar essas relações através da utilização da ferramenta Mapas Cognitivos Fuzzy e apoio da ferramenta Mental Modeler. Para tanto, um estudo de caso foi desenvolvido para validar os fatores que impactam na decisão de escolha do local mais apropriado para uma nova expansão de uma fábrica de bebidas, juntamente para saber se um fator contribui positivamente ou negativamente para outro fator em questão. Como resultado obtido, gerou-se mapas visualmente explicativos que apresentam essas conexões, sendo todas as ligações conhecidas. Contudo, os resultados obtidos com a utilização das ferramentas podem contribuir para decisões que busquem aumentar as chances do acerto da localização.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMapas Cognitivos Fuzzypt_BR
dc.subjectProblema de localizaçãopt_BR
dc.subjectLógica Fuzzypt_BR
dc.subjectAgregação de opiniões de especialistaspt_BR
dc.subjectInstalação fabrilpt_BR
dc.titleModelo baseado em mapas cognitivos fuzzy para avaliação estratégica para localização de uma unidade industrial na área de bebidas do agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0259816443529282pt_BR
dc.description.abstractxThere is interest in expanding the installation of a beverage factory, and it is necessary to expand through a new installation in a different location, as there is no space in the current installation to manufacture another type of beverage. There are numerous factors that need to be taken into consideration before deciding the right location for a given plant, varying according to the region. The factors can be related to costs, sustainability, policies, infrastructure, accessibility of raw materials and transport, cultures, labor, market size, among other issues that influence in relation to the case study. Understanding the critical factors present in decisions can contribute significantly to reducing the risks of error during the evaluation of the options available for installation. What also contributes greatly to the reduction of these risks is to understand and analyze the contribution relationships that each factor has with each other. Faced with this problem, this case study aims to develop a model that can aggregate most of the options of the interviewed experts, about the factors, in a single place, and present these relationships through the use of the Fuzzy Cognitive Maps tool and support from the Mental Modeler tool. To this end, a case study was developed to validate the factors that impact the decision to choose the most appropriate location for a new expansion of a beverage factory, together with whether a factor contributes positively or negatively to another factor in question. As a result, visually explanatory maps were generated that present these connections, all connections being know. However, the results obtained with the use of the tools can contribute to decisions that seek to increase the chances of correct location.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia de Produção - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL - TCC - VICTOR.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons