Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44662

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFELIPE, André Anderson Cavalcante-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Flor da-
dc.date.accessioned2022-06-07T18:02:50Z-
dc.date.available2022-06-07T18:02:50Z-
dc.date.issued2022-05-10-
dc.date.submitted2022-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44662-
dc.description.abstractA presente monografia busca analisar como a Organização da Informação pode influenciar o processo organizacional de atendimento ao cliente no âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação numa empresa de médio porte. A descrição dos modelos da Gestão da Informação (GI) propostos por McGee e Prusak (1994), Beal (2004) e Choo (2003) foram os arcabouços teóricos deste estudo de caso, que se caracteriza como pesquisa de tipo exploratória com caráter qualitativo, apoiada pela pesquisa bibliográfica e documental. O método do estudo de caso permitiu a caracterização de uma empresa de médio porte da Região Metropolitana do Recife e a orientação de aplicação dos procedimentos metodológicos de coleta de dados, no caso a observação assistemática e as informações da empresa de médio porte. A análise dos dados foi desenvolvida com base nas etapas dos modelos de GI: identificação de necessidades e requisitos informacionais, aquisição e coleta de informações, organização e armazenamento da informação, desenvolvimento de produtos e serviços de informação, distribuição e disseminação da informação e análise e uso da informação. Os resultados mostram que a aplicação da OI na empresa analisada proporcionou melhorias no processo organizacional de atendimento ao cliente de forma eficiente e atingiu os objetivos, uma vez que, antes da intervenção do estudo, os usuários vivenciavam resoluções de problemas de forma inconclusiva, fora o atraso no retorno ao cliente. Após a utilização da OI, os usuários tomaram posse de informações fundamentais que geraram o conhecimento necessário e a desenvoltura do processo, além de tudo, o devido apoio para a tomada de decisão.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOrganização da Informaçãopt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.subjectEmpresa de médio portept_BR
dc.subjectTomada de Decisãopt_BR
dc.titleA Organização da Informação como apoio ao processo organizacional de atendimento ao cliente no âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação: um estudo de caso numa empresa de médio portept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2814835220579666pt_BR
dc.description.abstractxThis article seeks to analyze how the Information Organization can influence the organizational process of customer service in the scope of Information and Communication Technology in a medium-sized company. The description of the Information Management (IM) models proposed by McGee and Prusak (1994), Beal (2004) and Choo (2003) were the theoretical frameworks of this case study, which is characterized as exploratory research with a qualitative character, supported by bibliographic and documentary research. The case study method allowed the characterization of a medium-sized company in the Metropolitan Region of Recife and guidance on the application of methodological procedures for data collection, in this case the unsystematic observation and information of the medium-sized company. Data analysis was developed based on the steps of the GI models regarding identification of informational needs and requirements, acquisition and collection of information, organization and storage of information, development of information products and services, distribution and dissemination of information and analysis and use of information. The results show that the application of OI in the analyzed company provided improvements in the organizational process of customer service efficiently and reached the objectives, since, before the intervention of the study, users experienced problem resolutions inconclusively, apart from the delay in returning to the customer. After using the OI, users took possession of fundamental information that generated the necessary knowledge and resourcefulness of the process, in addition to all, the due support for decision making.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Gestão da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Letícia Flor da Silva.pdf1,54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons