Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44672

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIEBRA, Sandra de Albuquerque-
dc.contributor.authorSOUZA, Roberta Barbosa de-
dc.date.accessioned2022-06-07T18:37:41Z-
dc.date.available2022-06-07T18:37:41Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2022-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44672-
dc.description.abstractA educação à distância e a capacitação de muitas pessoas, inclusive profissionais, não acompanhou o acelerado avanço tecnológico que teve seus reflexos oriundos na quarta revolução industrial ou indústria 4.0. Os recursos educacionais aparecem na lista destes avanços, entretanto não basta apenas a oferta de curso com novos recursos para garantir que haja de fato na interação com a plataforma de ensino facilidade para a aprendizagem, é preciso analisar não só os recursos pedagógicos que serão disponibilizados como conteúdo, mas o nível de dificuldade que o usuário poderá encontrar até acessar as informações contidas naquele ambiente. Dessa forma, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a usabilidade do curso autoinstrucional em Saúde Digital ofertado, via plataforma de teleducação INDU, para profissionais de saúde por meio de uma abordagem quali-quantitativa e descritiva, que faz uso do método do estudo de caso. São utilizados como métodos não-empírico a avaliação de usabilidade e como método empírico o teste de usabilidade para coleta de dados com usuários pertencentes ao público alvo do estudo. Como resultados, a partir da análise dos dados coletados, foi possível perceber que a plataforma de ensino possui uma boa usabilidade, contudo, existem alguns pontos onde o AVA precisa ser melhorado, principalmente com relação a algumas heurísticas como: controle e liberdade do usuário e flexibilidade e eficiência do uso, ambos os critérios se não contemplados podem afetar consideravelmente a interação e, por conseguinte a recuperação da informação. Ademais, a utilização de mais de um método de avaliação mostrou-se positivo no sentido de complementaridade. Conclui-se que é papel do gestor da informação alertar sobre problemas e contribuir para eliminar ou amenizar barreiras ou obstáculos que podem dificultar o acesso à informação e, consequentemente, ao conhecimento.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.subjectSaúde Digitalpt_BR
dc.subjectGestor da Informaçãopt_BR
dc.subjectAcesso à informaçãopt_BR
dc.titleUsabilidade em ambiente virtual de aprendizagem: avaliação da plataforma INDU a partir da oferta de curso autoinstrucional em Saúde Digitalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4923627544089379pt_BR
dc.description.abstractxDistance education and training of many people, including professionals, did not keep up with the accelerated technological advance that had its reflexes arising from the fourth industrial revolution or industry 4.0. Educational resources appear on the list of these advances, however, offering a course with new resources is not enough to ensure that the interaction with the teaching platform is actually easy for learning, it is necessary to analyze not only the pedagogical resources that will be made available, but also content, but the level of difficulty that the user will be able to find to access the information contained in that environment. Thus, the present research had as general objective to analyze the usability of the self-instructional course in Digital Health offered, via the INDU tele-education platform, for health professionals through a qualitative-quantitative and descriptive approach, which makes use of the method of the study of case. The usability evaluation is used as non-empirical methods and the usability test is used as an empirical method to collect data with users belonging to the target audience of the study. As a result, from the analysis of the collected data, it was possible to perceive that the teaching platform has a good usability, however, there are some points where the VLE needs to be improved, mainly in relation to some heuristics such as: user control and freedom and flexibility and efficiency of use, both criteria, if not contemplated, can considerably affect the interaction and, consequently, the retrieval of information. Furthermore, the use of more than one evaluation method proved to be positive in the sense of complementarity. It is concluded that it is the role of the information manager to alert about problems and contribute to eliminate or alleviate barriers or obstacles that can hinder access to information and, consequently, to knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Roberta Barbosa de Souza.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons