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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44696

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dc.contributor.advisorACIOLY, Angélica de Souza Galdino-
dc.contributor.authorCARNEIRO, Daniel Venegas-
dc.date.accessioned2022-06-09T18:24:01Z-
dc.date.available2022-06-09T18:24:01Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Daniel Venegas. Análise de diretrizes de usabilidade aplicáveis a Portais a partir da percepção da equipe de uma Instituição de Ensino Superior. 2021. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44696-
dc.description.abstractA dificuldade em disponibilizar informações de modo eficiente em grandes sistemas de informação, de acordo com os interesses dos usuários e da própria instituição, é um grande desafio para os designers e desenvolvedores de sistemas. Neste sentido, é recomendado aos membros da equipe responsável adquirir conhecimentos sobre diretrizes de usabilidade, visando otimizar o projeto de interfaces que promovam o encontro da informação específica. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma análise de diretrizes de usabilidade aplicáveis a portais a partir da percepção da equipe de uma instituição de ensino superior. Para isto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca de Ergonomia, Interação Humano-computador, Arquitetura da Informação e Usabilidade. Foi realizado ainda um levantamento de portais similares de Universidades Públicas Federais para melhor contextualização dos elementos de navegação e busca a serem analisados. Também foram levantadas as características internas ao funcionamento do portal da Universidade Federal de Pernambuco, incluindo o perfil da equipe. Para a análise comparativa das diretrizes selecionadas, foi construído um instrumento de coleta de dados, incluindo checklists personalizados e questionários no formato System Usability Scale – SUS para captação da eficácia, eficiência e satisfação percebida por uma amostra de servidores e bolsistas. Os resultados demonstraram que os participantes compreenderam a maioria das diretrizes, relataram dificuldades em poucos itens e aprovaram a utilização dos conjuntos de diretrizes selecionados. Além disso, forneceram dados para a proposição de recomendações a futuros processos de avaliação da usabilidade do portal da UFPE.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectArquitetura da informaçãopt_BR
dc.subjectPortais Institucionaispt_BR
dc.titleAnálise de diretrizes de usabilidade aplicáveis a Portais a partir da percepção da equipe de uma Instituição de Ensino Superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORREIA, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1899362461097986pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2340148229327443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxThe difficulty in making information available in an efficient way in large information systems, according to the interests of users and the institution itself, is a great challenge for system designers and developers. In this sense, it is recommended that the members of the responsible team acquire knowledge about usability guidelines, in order to optimize the design of interfaces that promote the finding of specific information. Thus, the objective of this research was to develop a analysis of usability guidelines applicable to portals from the perception of the team of a higher education institution. For this, a bibliographic review of Ergonomics, Human-Computer Interaction, Information Architecture and Usability was carried out. A survey of similar portals of Public Federal Universities was also carried out in order to better contextualize the navigation and search elements to be analyzed. The internal characteristics of the Universidade Federal de Pernambuco's portal were also surveyed, including the team's profile. For the comparative analysis of the selected guidelines, a data collection instrument was built, including customized checklists and questionnaires in System Usability Scale – SUS format to capture the effectiveness, efficiency and satisfaction perceived by a sample of university employees and scholars. The results showed that participants understood most of the guidelines, reported difficulty on a few items, and approved the use of the selected guideline sets. Furthermore, they provided data for the proposition of recommendations for future usability evaluation processes of the UFPE portal.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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