Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44704
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Laiza Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T18:11:49Z | - |
dc.date.available | 2022-06-10T18:11:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laiza Bezerra da. Letramento estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste pernambucano. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44704 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento do letramento estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio. Atualmente o uso e a disseminação de dados estatísticos têm se tornado cada vez mais frequentes na vida social. Nos deparamos com dados e informações estatísticas em praticamente todo contexto que estamos inseridos ou temos acesso, como noticiários, programas, propagandas, filmes, séries, redes de pesquisa, redes sociais, etc. Tornando imprescindível o desenvolvimento do conhecimento estatístico para interpretação e entendimento crítico do mundo que nos cerca. Trata-se de uma pesquisa de cunho estatístico que busca responder o seguinte problema: “Qual o desenvolvimento do letramento estatístico apresentado por alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste Pernambucano?” Para tal utilizamos as contribuições acerca de letramento estatístico baseadas nas ideias de Iddo Gal, bem como os níveis de compreensão de leitura gráfica apresentados por Frances R. Curcio. A pesquisa foi realizada com 35 alunos de uma turma única de terceiro ano do ensino médio de uma escola de referência do agreste pernambucano, em que foi aplicado um teste sobre interpretação de gráficos. Os resultados nos mostram que o desempenho da maioria dos alunos foi abaixo do esperado para o nível de escolaridade em que se encontram, indicando dificuldades com o nível mais básico de leitura gráfica e, consequentemente, em desenvolver o letramento estatístico. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento estatístico | pt_BR |
dc.subject | Gráficos | pt_BR |
dc.subject | Leitura de dados | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Letramento Estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste pernambucano. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4727708481050412 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL (1).pdf | 782,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons