Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44704

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, Laiza Bezerra da-
dc.date.accessioned2022-06-10T18:11:49Z-
dc.date.available2022-06-10T18:11:49Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.date.submitted2022-06-06-
dc.identifier.citationSILVA, Laiza Bezerra da. Letramento estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste pernambucano. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44704-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento do letramento estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio. Atualmente o uso e a disseminação de dados estatísticos têm se tornado cada vez mais frequentes na vida social. Nos deparamos com dados e informações estatísticas em praticamente todo contexto que estamos inseridos ou temos acesso, como noticiários, programas, propagandas, filmes, séries, redes de pesquisa, redes sociais, etc. Tornando imprescindível o desenvolvimento do conhecimento estatístico para interpretação e entendimento crítico do mundo que nos cerca. Trata-se de uma pesquisa de cunho estatístico que busca responder o seguinte problema: “Qual o desenvolvimento do letramento estatístico apresentado por alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste Pernambucano?” Para tal utilizamos as contribuições acerca de letramento estatístico baseadas nas ideias de Iddo Gal, bem como os níveis de compreensão de leitura gráfica apresentados por Frances R. Curcio. A pesquisa foi realizada com 35 alunos de uma turma única de terceiro ano do ensino médio de uma escola de referência do agreste pernambucano, em que foi aplicado um teste sobre interpretação de gráficos. Os resultados nos mostram que o desempenho da maioria dos alunos foi abaixo do esperado para o nível de escolaridade em que se encontram, indicando dificuldades com o nível mais básico de leitura gráfica e, consequentemente, em desenvolver o letramento estatístico.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectGráficospt_BR
dc.subjectLeitura de dadospt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleLetramento Estatístico de alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola do agreste pernambucano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL (1).pdf782,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons