Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44707

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Rejane Dias da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Suzana Borba da-
dc.date.accessioned2022-06-10T18:35:23Z-
dc.date.available2022-06-10T18:35:23Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Suzana Borba da. Representações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPE. 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44707-
dc.descriptionMORAIS, Rejane Dias da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Rejane Dias da.pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação objetivou compreender o processo de formação inicial de professores de música, com base na análise das representações sociais de formação compartilhadas pelos licenciandos em Música da UFPE. Para tanto, tomamos como referência os estudos de formação inicial de professores de música de Bellochio (2003, 2016); Del Ben (2003a, 2003b); Penna (2007, 2014), assim como a perspectiva dos saberes docentes de Tardif (2010). Também adotamos como aporte teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS), formulada pelo psicólogo social francês Serge Moscovici em 1961, e particularmente a Teoria do Núcleo Central (TNC) ou Abordagem Cognitivo-Estrutural formalmente delineada pelo psicólogo francês Jean Claude-Abric, em 1976. Norteada pelo enfoque qualitativo online em decorrência do isolamento social ocasionado pela pandemia do Novo Coronavírus - COVID- 19, desenvolvemos a pesquisa dentro de uma perspectiva plurimetodológica que consistiu no emprego de três etapas distintas, todavia interdependentes, realizadas com a associação de mais de um instrumento de recolha de dados. A primeira etapa consistiu em uma análise documental da matriz curricular que norteia o curso de Licenciatura em Música da UFPE. Os resultados indicaram que a base teórico-epistemológica que norteia a proposta curricular do curso, recentemente reestruturada e ampliada, encontra-se em consonância com os documentos, quais sejam: a Resolução CNE/CES no 2, de 8 de março de 2004, o Parecer CNE/CES no 195, de 5 de agosto de 2003, a Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002, e a Resolução 12/2008. Contudo, ao analisarmos a disposição dos conhecimentos curriculares por intermédio dos estudos de Pires (2015) e a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), identificamos a predominância dos conhecimentos disciplinares, sobretudo os instrumentais seguidos das disciplinas composicionais e dos fundamentos teóricos, musicológicos e etnomusicológicos. Na segunda etapa empregamos a versão online da Técnica de Associação Livre a partir de um formulário criado no aplicativo Google Forms, realizada com 48 discentes matriculados regularmente entre o 1o e 8o períodos do curso de Licenciatura em Música da UFPE. As evocações foram analisadas com o auxílio do software IRAMUTEQ e as entrevistas semiestruturadas nas quais tivemos acesso ao campo semântico das representações sociais dos estudantes. Tais representações encontram-se alicerçadas, em maior quantitativo, na categoria musical que agrupa elementos específicos, ou seja, os saberes disciplinares da docência em música, acompanhados pela categoria pedagógica. A partir da análise de similitude acessamos detalhadamente a estrutura gráfica da representação social onde identificamos que o possível núcleo central é constituído pelas expressões didática e amor inseridos nas categorias pedagógica e afetiva. Na terceira etapa da investigação, por intermédio da observação das frequências e justificativas dos termos mais relevantes na Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), o emprego da Análise de Frequências Múltiplas e a Nuvem de Palavras, identificamos que o núcleo central das representações dos licenciados na formação inicial do professor especialista em música encontra-se fundamentada na dimensão normativa, pois o cerne da representação envolve circunstâncias de dimensão ideológica, social e socioafetiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de Professores – Licenciatura em Músicapt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleRepresentações sociais de formação inicial pelos licenciandos em música da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4012262611226467pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1774595988893157pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe presente investigation aimed to understand the process of initial formation of music teachers, based on the analysis of social representations of formation shared by undergraduates in Music at UFPE.. For that, we take as reference the studies on initial training of music teachers by Bellochio (2003, 2016); Del Ben (2003a, 2003b); Penna (2007, 2014), as well as the perspective of teaching knowledge by Tardif (2010). We also adopted the Theory of Social Representations (TRS), formulated by the french social psychologist Serge Moscovici in 1961, and particular the Central Nucleus Theory (TNC) or Cognitive-structural approach formally outlined by the french psychologist Jean Claude-Abric in 1976. Guided by the online qualitative approach due to the social isolation caused by the New Coronavírus pandemic – COVID 19, we developed the research within a plurimethodological perspective that consisted of the use of three distinct, yet interdependente stages carried out with the association of more than one collection instrument disse. The fisrt stage consisted of a documentary analysis of the curriculum that guides the Degree in Music at UFPE. The results indicated that the theoretical- epistemological basis that guides the curricular proposal of the course, recently restructured and expanded, is in line with the documents, namely: CNE/CES Resolution no 2, of March 8, 2004, the CNE/CES Opinion no 195, of August 5, 2003, in Resolution CNE/CP 2, of February 19, 2002 and Resolution 12/2008. However, when analyzing the provision of curricular knowledge through the studies of the study by Pires (2015) and the Content Analysis proposed by Bardin (1977) we identified the predominance of disciplinary knowledge, especially instrumental, followed by compositional disciplines, theoretical and musicological foundations and ethnomusicological. In the second stage, we used the online version of the Free Association Technique form creation of a form created in the Google Forms application, carried out with 48 students regularly enrolled between the 1o and 8o periods of the Music Degree Course at UFPE. The evocations were analyzed with the help of the IRAMUTEQ software and the semi- structured interviews in which we had access to the semantic field of the students social representations. Such representations are based, in greater quantily, in the musical category groups specific eleents, that is, the disciplinary knowledge of music teaching accompanied by the pedagogical category. From the similarity analysis, we accessed in detail the graphic structure of the representation where we identified that the possible central nucleus is constituted by the didactic expressions and love inserted in the pedagogical and affective categories. In the third stage of the investigation, through the observation of the frequencies and justifications of the most relevant terms in the Free Word Association Technique (TALP) and the use of Multiple Frequency Analyss and the Word Cloud, we identified that central core of the representations of graduates the initial formation of the specialist music teacher is based on the normative dimension, as the core of the representation involves circumstances of an ideological, social and sócio-affective dimension.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Suzana Borba da Silva.pdf4,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons