Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44809

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ítalo José Alves de-
dc.date.accessioned2022-06-19T19:32:10Z-
dc.date.available2022-06-19T19:32:10Z-
dc.date.issued2022-05-24-
dc.date.submitted2022-06-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ítalo J. A. Formação acadêmica dos professores que lecionam Física no ensino médio: uma revisão da literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44809-
dc.description.abstractA falta de professores de física na educação básica é evidente nas escolas brasileiras e o número de professores formados em outras áreas ministrando as aulas de física é altamente relevante. Desta forma, temos como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre o tema e explanar sobre as possíveis causas apontadas pelos pesquisadores da área para esse cenário. Marques-dos-Santos et al (2011) nos mostra que enquanto pensamos em problemas de ensino e aprendizagem de física nos variados níveis de ensino, o número de licenciados em física além de ser baixo, não corresponde ao número de professores atuantes nas escolas. Desta forma, podemos considerar alguns fatores, como a falta de professores habilitados para lecionar a disciplina de física, a pouca quantidade de licenciados em física que são inseridos no mercado de trabalho por ano, migração de licenciados em física para outras profissões após a colação de grau, deficiência no ensino de física no ensino médio devido ao despreparo dos professores, entre outros. Portanto, observamos que são necessárias pesquisas profundas nesta área, para que possamos começar a encontrar respostas para estes questionamentos, e compreender melhor o cenário que estamos vivendo e encontrar soluções para os problemas gerados por este contexto.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleFormação acadêmica dos professores que lecionam Física no ensino médio: uma revisão da literatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0248524378409763pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxThe lack of physics teachers in basic education is evident in Brazilian schools and the number of teachers trained in other areas taught as physics classes is highly relevant. In this way, we aim to carry out a review of the literature on the subject and explain the possible causes pointed out by the research in the area for this scenario. Marques-dos-Santos et al (2011) shows us what was thought about problems of teaching and physical learning at the various levels of education, the number of graduates in physics, in addition to being low, does not correspond to the number of teachers working in schools. In this way, we can consider some factors, such as the lack of qualified teachers to teach the discipline of physics, a small number of graduates in physics that are inserted in the job market per year, migrations of graduates in physics to other professions after the graduation of degree, deficiency in teaching physics in high school due to unprepared teachers, among others. Therefore, we observe that they are deeper in this area, for these problems that were solved to find answers to the problems, and to better understand the scenario that were generated by this context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Trabalho de Conclusão de Curso - Física Licenciatura - Ítalo José Alves de Oliveira.pdf195,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons