Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44815
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, José Jefferson da | - |
dc.contributor.author | BRILHANTE, Natany da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T14:42:30Z | - |
dc.date.available | 2022-06-20T14:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.citation | BRILHANTE, Natany da Silva. A (re) significação dos saberes matemáticos a partir da formação continuada de professores: o pacto nacional pela alfabetização na idade certa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44815 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objeto de estudo, a Educação Matemática no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, tendo em vista as novas tendências no ensino da Matemática assim, a questão norteadora é como a Formação de professores ofertada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), contribui para a (re)significação dos saberes matemáticos do docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Temos como objetivo geral compreender as contribuições da formação do PNAIC para a (re)significação dos saberes matemáticos do docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O nosso referencial teórico está fundamentado em D’Ambrosio (1996; 2012), Skovsmose (2012), Lins (2004) e os Parâmetros Curriculares de Matemática, para tratar da Educação Matemática, para discutir Formação de professores, dialogamos com Pimenta (1999), Nacarato; Paiva (2008), Tardif (2007), além de documentos oficiais que normatizam o PNAIC no Brasil, e o diálogo sobre Reflexividade, trazemos Schön (2008), Pimenta (1999), Bondía (2002) e os Referenciais para formação de professores (2002). A nossa abordagem é qualitativa, e utilizamos o questionário para a definição de nossos participantes onde, cinco professoras alfabetizadoras atenderam aos requisitos pré-estabelecidos. Para a coleta e produção de dados, fez - se necessário à entrevista semiestruturada, tendo em vista a consideração do indivíduo no exercício pleno da sua subjetividade. Sendo assim, as temáticas que emergiram foram: A Educação Matemática: traumas, estereótipos e superações; A Formação Continuada de Professores e a desconstrução e reconstrução da sua prática docente no ensino da matemática a partir do PNAIC e A Reflexividade como empoderamento do professor perante técnicas e fórmulas prontas no ensino da Matemática. Utilizamo-nos da análise de conteúdo, segundo Bardin (2011), através da análise temática, atribuindo sentidos através do diálogo dos autores com a fala das participantes inferindo sobre ele. Os dados revelam que a matemática do matemático vem sendo disseminada nas salas de aula como verdade absoluta ignorando o contexto social do professor e dos estudantes, causando medos e traumas que perpassam toda a sua formação. Percebe-se também a crescente demanda por outra forma de fazer matemática, aquela que está arraigada às práticas sociais, imbricada de sentidos e que dar voz às ruas e aos professores. Então, a formação continuada vem assumir esse papel de desenvolver com o professor novas possibilidades para as suas práticas docente e de ensino a partir da troca de experiências e através do que propõe o pacto nacional pela alfabetização na idade certa, que é a prática da reflexividade, socialização, colaboração e o engajamento. Considerando a prática da reflexividade um movimento em busca da constituição da identidade docente através da atitude de respeito da diversidade, da ética, da solidariedade e da humanização, que permite a (re)significação dos saberes matemáticos, concluindo que a formação continuada não é a única que possibilita isto, nem tão somente conseguirá isoladamente, porém é parte fundamental nesse processo de produção de conhecimentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização matemática (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A (re) significação dos saberes matemáticos a partir da formação continuada de professores: o pacto nacional pela alfabetização na idade certa. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0603769074184351 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9935399796402915 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research has as its object of study, Mathematics Education within the framework of the National Pact for Literacy in the Right Age, in view of the new trends in the teaching of Mathematics, so the guiding question is how the Teacher Training offered by the National Pact for Literacy in (PNAIC), contributes to the (re) signification of the mathematical knowledge of the teacher in the initial years of Elementary School? We have as general objective to understand contributions of the formation of the PNAIC for the (re) signification of the mathematical knowledge of the teacher in the initial years of Elementary School. Our theoretical framework is based on D'Ambrosio (1996, 2012), Skovsmose (2012), Lins (2004) and the Mathematics Curriculum Parameters to deal with Mathematics Education, to discuss Teacher training, We dialog with Pimenta (1999) , Nacarato; Paiva (2008), Tardif (2007), besides official documents that normalize the PNAIC in Brazil, and the dialogue on Reflexivity, we bring Schön (2008), Pimenta (1999), Bondía (2002) and the Teacher Training Guidelines (2002). Our approach is qualitative, and we used the questionnaire to define our participants where five literacy teachers met the pre-established requirements. For the collection and production of data, it was necessary to the semi - structured interview, in order to consider the individual in the full exercise of his subjectivity. Thus, the themes that emerged were: Mathematics Education: traumas, stereotypes and overcomes; The Continuing Formation of Teachers and the deconstruction and reconstruction of their teaching practice in the teaching of mathematics from the PNAIC and Reflexivity as teacher empowerment before ready techniques and formulas in the teaching of Mathematics. We use content analysis, according to Bardin (2011), through thematic analysis, assigning meanings through the dialogue of the authors with the speech of the participants inferring about it. The data reveal that the mathematics of the mathematician has been disseminated in classrooms as absolute truth ignoring the social context of the teacher and the students, causing fears and traumas that permeate all their training. There is also an increasing demand for another form of mathematics, one that is rooted in social practices, imbricated with meanings, and which gives voice to the streets and teachers. Therefore, continuing education comes to assume this role of developing with the teacher new possibilities for their teaching and teaching practices from the exchange of experiences and through what proposes the national pact for literacy at the right age, which is the practice of reflexivity , Socialization, collaboration and engagement. Considering the practice of reflexivity a movement in search of the constitution of the teaching identity through the attitude of respect for diversity, ethics, solidarity and humanization, which allows (re) signification of mathematical knowledge, concluding that continuing education is not the only one that allows this, not only will be achieved in isolation, but is a fundamental part of this process of knowledge production. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2283602616022619 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRILHANTE, Natany da Silva.pdf | 802,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons