Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44819

Compartilhe esta página

Título: Métodos alternativos para modelagem hidrodinâmica de solos : aplicação para um solo franco arenoso vegetado com caatinga no semiárido pernambucano
Autor(es): PATRIOTA, Maria do Rosário Alves
Palavras-chave: Energia nuclear; Modelagem matemática; Sorvidade; Parâmetros hidrodinâmicos; Condutividade hidráulica
Data do documento: 10-Mar-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PATRIOTA, Maria do Rosário Alves. Métodos alternativos para modelagem hidrodinâmica de solos: aplicação para um solo franco arenoso vegetado com caatinga no semiárido pernambucano. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A infiltração da água no solo é um processo hidrológico complexo que possui elevada dependência das propriedades hidrodinâmicas, como a curva de retenção e a curva de condutividade hidráulica. O conhecimento das propriedades hidrodinâmicas da zona vadosa de solos do bioma caatinga é ainda escasso e de fundamental importância para a modelagem e melhoria dos processos de transferência de água, dinâmica do carbono e balanço de energia no sistema solo planta atmosfera. Assim, esta pesquisa teve como principal objetivo a aplicação de modelagem matemática e numérica para a caracterização hidrodinâmica de um solo do semiárido de Pernambuco, sob vegetação de Caatinga, usando métodos alternativos. A parametrização dos modelos foi feita ajustando-se 48 curvas experimentais de infiltração obtidas in situ, com um infiltrômetro de anel simples, usando métricas estatísticas e indicadores de precisão dos modelos. Os valores médios da Ks obtidos variaram de 10 a 92 mm.h-1 . Os modelos simularam satisfatoriamente as taxas de infiltração e as propriedades hidrodinâmicas do solo. Os resultados comprovam que modelos unidimensionais (Philip, The “Knight” soil, Philip, Stroosnijder, Brutsaert e Swartzendruber), acoplados à parcela de dispersão lateral da infiltração, e os modelos tridimensionais de infiltração em regime permanente e fluxo transiente (Wu, 1999; TSBI. SSBI e Stewart e Abou Najm) podem ser empregados neste solo de textura franco arenosa. Ressalta-se que são alternativas viáveis a utilização do modelo BEST - SLOP, e o modelo TSBI. O solo foi classificado hidrologicamente como pertencente a ‘’classe A’’ em mais de 90% das amostras, não apresentando condições extremas de impermeabilização e podendo permitir bom desenvolvimento de raízes e absorção de água e nutrientes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44819
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Tecnologias Energéticas e Nucleares

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Maria do Rosário Alves Patriota.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons