Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44822

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLAGE, Allene Carvalho-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Aparecida Santos-
dc.date.accessioned2022-06-20T18:01:21Z-
dc.date.available2022-06-20T18:01:21Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2022-06-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aparecida Santos. Convergências pedagógicas entre os projetos de educação popular dentro do CEPA/Caruaru. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44822-
dc.description.abstractEntendemos por convergências pedagógicas as diversas possibilidades pedagógicas que se aproximam de princípios políticos comuns presentes em projetos de intervenção educacional. Nesse sentido, o presente trabalho discute sobre convergências pedagógicas entre projetos de educação popular, considerando que os espaços destinados à educação popular, desenvolvem uma importante atividade social no sentido de contribuir para o processo de emancipação dos sujeitos, principalmente aqueles que atuam com grupos sociais excluídos ou em risco de exclusão social. Do ponto de vista teórico, partimos desse objetivo e buscamos dialogar com autores como: Freire (1981 e 2005); Brandão (2006); Lage (2013); Gohn (2013), dentre outros. A perspectiva metodológica foi definida como uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2009), do tipo explicativa (GIL, 2010), na qual se procurou compreender que convergências pedagógicas são possíveis entre os projetos de educação popular, tendo como campo de estudo o Centro de Educação Popular Assunção (CEPA), situado no município de Caruaru – PE. Para atender a esta finalidade, a pesquisa esteve baseada no Método do Caso Alargado (SANTOS, 1983), possibilitando compreender os fenômenos da organização social estudada de uma forma holística, utilizando técnicas de coleta de dados diversas, tais como: observação participante, entrevistas semiestruturadas e conversas informais, de modo a atender as oportunidades de compreensão que os encontros no campo puderam oferecer. No que se refere aos resultados deste trabalho, os mesmos apontam para o fato de que através do ambiente educativo dialógico, em que os/as educadores/as se colocam na posição de mediadores/as de conhecimento, as práticas educativas de um modo geral, são realizadas visando o fortalecimento das potencialidades dos educandos e educandas através de uma educação emancipatória, que permite aos/as sujeitos/as serem protagonistas de suas histórias, reconhecendo a importância de sua voz perante as demandas sociais do contexto no qual estão inseridos/as, percebendo a sua importância como ator social.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectProjetos educacionaispt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.subjectCentro de Educação Popular Assunção (CEPA)pt_BR
dc.titleConvergências pedagógicas entre os projetos de educação popular dentro do CEPA/Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8659756009849404pt_BR
dc.description.abstractxWe understand by pedagogical convergences the different pedagogical possibilities that approach common political principles present in projects of educational intervention. In this sense, the present work discusses pedagogical convergences among popular education projects, considering that the spaces destined to the popular education, develop an important social activity in the sense of contributing to the emancipation process of the subjects, mainly those that work with excluded social groups or at risk of social exclusion. From the theoretical point of view, we start from this objective and seek to dialogue with authors such as: Freire (1981 and 2005); Brandão (2006); Lage (2013); Gohn (2013), among others. The methodological perspective was defined as a qualitative research (MINAYO, 2009), of the explanatory type (GIL, 2010), in which it sought to understand that pedagogical convergences are possible among popular education projects, having as a field of study the Popular Education Center Asunción (CEPA), located in the municipality of Caruaru - PE. In order to meet this objective, the research was based on the Alargado Case Method (SANTOS, 1983), making it possible to understand the phenomena of the studied social organization in a holistic way, using several data collection techniques such as participant observation, semi-structured interviews and informal conversations, in order to meet the opportunities of understanding that the encounters in the field could offer. With regard to the results of this work, they point out the fact that through the dialogical educational environment, in which educators place themselves in the position of mediators of knowledge, the educational practices in general are carried out aiming at the strengthening of the the potentialities of learners and learners through an emancipatory education that allows subjects to be protagonists of their stories, recognizing the importance of their voice to the social demands of the context in which they are inserted, perceiving their importance as a social actor.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, Aparecida Santos.pdf893,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons