Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44839

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Thiago-
dc.contributor.authorSILVA, Eduardo José Melo Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-06-22T18:35:59Z-
dc.date.available2022-06-22T18:35:59Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo José Melo Rodrigues da. O que o sucesso não nos diz: o fracasso enquanto brecha performática nas dinâmicas digitais da música pop. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44839-
dc.description.abstractA noção de fracasso na música pop apresenta um debate que coloca em pauta os dados de vendas de artistas enquanto balizas de legitimidade, acentuando fortes relações comerciais que guiam grande parte do horizonte de expectativas da indústria fonográfica. Assim, a falha passaria a ser percebida a partir de uma lógica essencialmente quantitativa. A perspectiva desta investigação é tomar o fracasso como um desvio analítico capaz de revelar imprevistos que tensionam o mercado musical. Essa dissertação articula a potência digressiva da falha, a qual se faz presente numa brecha que ora atrai, ora repele fórmulas estanques das lógicas capitalistas. A partir dos conceitos de performance de Diana Taylor (2013) e das noções de fracasso como disposição desviante a partir de Jack Halberstam (2020), propõe-se a compreensão dos roteiros de mercado e em que medida os/as artistas de música pop irão dramatizá-los. Dito isto, procuro enquadrar as brechas performáticas do fracasso no contexto da cultura digital, elencando as encenações dos fãs e de artistas pop em sites de redes sociais, a partir dos estudos de caso do fórum BCharts e das cantoras Katy Perry, Christina Aguilera e Mariah Carey.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCultura Digitalpt_BR
dc.subjectFracassopt_BR
dc.subjectMúsica Poppt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleO que o sucesso não nos diz : o fracasso enquanto brecha performática nas dinâmicas digitais da música poppt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3431084314013458pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIn pop music, the idea of failure presents a debate that defines the data of artist sales as a marker of success, emphasizing strong commercial relationships that guide much of the horizon of expectations of the music industry. Thus, the failure would be perceived from an essentially quantitative logic. The perspective of this investigation is to take failure as an analytical deviation capable of revealing unforeseen events that strain the music market. This dissertation articulates the digressive power of failure, which is present as a gap that sometimes attracts, sometimes repels stagnant formulas of capitalist logics. From the performance concepts of Diana Taylor (2013) and the notions of failure as a deviant disposition from Jack Halberstam (2020), it is proposed to understand the market scripts and to what extent pop music artists will dramatize them. Therefore, I try to frame the performance gaps of failure in the context of digital culture, listing the performances of fans and pop artists on social networking sites, based on the case studies of the forum BCharts and the singers Katy Perry, Christina Aguilera and Mariah Carey.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÂO Eduardo José Melo Rodrigues da Silva.pdf2,73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons