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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44897
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Edjane Paulina da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-28T18:10:55Z | - |
dc.date.available | 2022-06-28T18:10:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44897 | - |
dc.description.abstract | Os métodos de ensino precisam ser modificados ou adaptados às novas realidades e necessidades que aparecem ao longo dos anos em todas as disciplinas, e com a Física não é diferente. Dessa forma, o ensino de Física não pode se limitar apenas às aulas tradicionais com foco em fórmulas matemáticas e listas excessivas de exercícios. Com isso, este trabalho propõe a utilização do ensino por investigação a fim de contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos durante o procedimento das atividades nos anos iniciais do fundamental. Assim, proporcionando aos alunos maior liberdade para escolher seus próprios caminhos durante uma atividade experimental investigativa. Para isso foram utilizados três níveis de graus de liberdade: estruturado, guiado e aberto. Esta proposta teve como público-alvo uma turma do 5° ano do fundamental, onde foi abordado como conteúdo, os diferentes estados físicos da água. Sua aplicação ocorreu em três encontros e em cada encontro foi desenvolvida uma atividade envolvendo um dos três níveis. Como resultado desta pesquisa, tivemos uma boa aceitação dos alunos em realizar as atividades e em poder desenvolvê-las dentro de suas realidades. Constatamos também que foi possível alcançar maior autonomia dos alunos, mas que é necessário utilizar esse tipo de ensino com mais frequência para alcançar resultados ainda mais relevantes. Notamos ainda a importância de começar a introdução de conceitos físicos destes os anos iniciais do fundamental, a fim de despertar o interesse dos estudantes pela disciplina. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Investigativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Estados físicos da água | pt_BR |
dc.title | Atividades investigativas para o desenvolvimento da autonomia de alunos em anos iniciais do fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6530322206688430 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Teaching methods need to be modified or adapted to the new realities and needs that appear over the years in all disciplines, and with Physics being no different. In this way, the teaching of Physics cannot be limited to traditional classes focusing on mathematical formulas and excessive lists of exercises. With this, this work proposes the use of teaching by investigation in order to contribute to the development of students' autonomy during the procedure of activities in the early years of elementary school. Thus, providing students with greater freedom to choose their own paths during an investigative experimental activity. For this, three levels of degrees of freedom were used: structured, guided and open. This proposal had as target audience a class of the 5th year of elementary school, where the different physical states of water were addressed as contente. Its application took place in three meetings and in each meeting an activity involving one of the three levels was developed. As a result of this research, we had a good acceptance of the students in carrying out the activities and in being able to develop them within their realities. We also found that it was possible to achieve greater student autonomy, but that it is necessary to use this type of teaching more frequently to achieve even more relevant results. We also note the importance of starting the introduction of physical concepts from the early years of elementary school, in order to arouse the student interest in the discipline. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ATIVIDADES INVESTIGATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE ALUNOS EM ANOS INICIAIS DO FUNDAMENTAL.pdf | 848,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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