Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44978
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARREIRO, Rodrigo Octávio D'Azevedo | - |
dc.contributor.author | MORAIS, Matheus de Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T14:10:37Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T14:10:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-23 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Matheus de Arruda. Corpo sacro: El santo, o Cine de Lucha e a cultura mexicana. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44978 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação investiga as conexões entre o corpo, as artes do Cinema e da Lucha Libre, por meio da filmografia do ator e ícone cultural mexicano, o Luchador El Santo, interpretado por Rodolfo Guzmán Huerta. Analisa a obra de El Santo principalmente a partir de quatro filmes: El Santo Contra los Zombies (1961), El Santo, el enmascarado de plata, Vs. la Invasión de los Marciano (1966), El Santo Contra Las Lobas (1973), e Mistério en las Bermudas (1977). Considera para essa análise o Cinema e a cultura do México entre as décadas de 1960 e 1980, compreendendo os hibridismos, apropriações e conflitos da filmografia com os contextos culturais em pauta. A pesquisa evidencia como este cinema mobiliza o imaginário nacional do México, num olhar atravessado por conceitos como os de miscigenação, apropriação, sincretismo religioso e colonização. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Lucha libre | pt_BR |
dc.subject | Cultura pop | pt_BR |
dc.subject | México | pt_BR |
dc.subject | Sincretismo cultural | pt_BR |
dc.title | Corpo sacro : El santo, o Cine de Lucha e a cultura mexicana | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4256509195225670 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0263456536361820 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This essay investigates the connections between the body and the arts of Cinema and Lucha Libre through the filmography of the actor and cultural icon, the Luchador El Santo, played by Rodolfo Guzmán Huerta. It analyzes El Santo‟s work through four main films: El Santo Contra los Zombies (1961), El Santo, el enmascarado de plata, Vs. la Invasión de los Marciano (1966), El Santo Contra Las Lobas (1973), e Mistério en las Bermudas (1977). The Cinema and culture of Mexico between the decades of 1960 and 1980 are considered for this analysis, understanding amalgamation, appropriation and conflict in the filmography as well as the cultural contexts in question. The research highlights how this cinema mobilizes Mexico‟s national imagery, in an outlook colored by concepts such as miscegenation, religious syncretism and colonization. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Matheus de Arruda Morais.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons