Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44978

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octávio D'Azevedo-
dc.contributor.authorMORAIS, Matheus de Arruda-
dc.date.accessioned2022-07-05T14:10:37Z-
dc.date.available2022-07-05T14:10:37Z-
dc.date.issued2021-08-23-
dc.identifier.citationMORAIS, Matheus de Arruda. Corpo sacro: El santo, o Cine de Lucha e a cultura mexicana. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44978-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga as conexões entre o corpo, as artes do Cinema e da Lucha Libre, por meio da filmografia do ator e ícone cultural mexicano, o Luchador El Santo, interpretado por Rodolfo Guzmán Huerta. Analisa a obra de El Santo principalmente a partir de quatro filmes: El Santo Contra los Zombies (1961), El Santo, el enmascarado de plata, Vs. la Invasión de los Marciano (1966), El Santo Contra Las Lobas (1973), e Mistério en las Bermudas (1977). Considera para essa análise o Cinema e a cultura do México entre as décadas de 1960 e 1980, compreendendo os hibridismos, apropriações e conflitos da filmografia com os contextos culturais em pauta. A pesquisa evidencia como este cinema mobiliza o imaginário nacional do México, num olhar atravessado por conceitos como os de miscigenação, apropriação, sincretismo religioso e colonização.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectLucha librept_BR
dc.subjectCultura poppt_BR
dc.subjectMéxicopt_BR
dc.subjectSincretismo culturalpt_BR
dc.titleCorpo sacro : El santo, o Cine de Lucha e a cultura mexicanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4256509195225670pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis essay investigates the connections between the body and the arts of Cinema and Lucha Libre through the filmography of the actor and cultural icon, the Luchador El Santo, played by Rodolfo Guzmán Huerta. It analyzes El Santo‟s work through four main films: El Santo Contra los Zombies (1961), El Santo, el enmascarado de plata, Vs. la Invasión de los Marciano (1966), El Santo Contra Las Lobas (1973), e Mistério en las Bermudas (1977). The Cinema and culture of Mexico between the decades of 1960 and 1980 are considered for this analysis, understanding amalgamation, appropriation and conflict in the filmography as well as the cultural contexts in question. The research highlights how this cinema mobilizes Mexico‟s national imagery, in an outlook colored by concepts such as miscegenation, religious syncretism and colonization.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Matheus de Arruda Morais.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons