Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45044

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Armando Matheus Costa de-
dc.date.accessioned2022-07-12T12:20:26Z-
dc.date.available2022-07-12T12:20:26Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Armando Matheus Costa de. Dungeons and math: Uma análise dos aspectos positivos e negativos do RPG (role playing game) para o ensino por meio da visão dos estudantes de licenciatura em matemática da UFPE-CAA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45044-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar como o RPG (Role Playing Game) pode ser utilizado como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem de matemática, com base na análise de estudantes de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco - CAA.. Com essa intenção, foi criado um RPG baseado em um sistema simplificado do jogo Dungeon and Dragons, que visava que alunos da licenciatura em matemática vivenciassem uma aventura na qual foi proposta uma diferente forma de aprendizagem que envolviam a cooperação e a imaginação. Participaram da pesquisa quatro estudantes que responderam dois questionários, o primeiro anterior a experiência e o segundo posterior. A aventura foi realizada em quatro sessões. Fundamentamos essa investigação em referenciais diversos que abordam o uso do RPG no ensino, como também no trabalho de Strapason (2011) referente ao uso de jogos como estratégia de ensino e nas pesquisas de Oliveira (2010) e Teixeira (2006) que se diz respeito ao lúdico e imaginário. A pesquisa constatou que de acordo com os participantes, o RPG pode ser utilizado na educação e entenderam a experiência como uma metodologia rica em conceitos matemáticos, pode ser utilizado para o meio pedagógico. Depois de vivenciarem o jogo, os alunos ressaltam o quanto o RPG é viável para o ensino e destaca a empolgação dos participantes referente a ferramenta apresentada.pt_BR
dc.format.extent106ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectImaginaçãopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.titleDungeons and math: Uma análise dos aspectos positivos e negativos do RPG (role playing game) para o ensino por meio da visão dos estudantes de licenciatura em matemática da UFPE-CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present research aims to analyze how the RPG (Role Playing Game) can be used as an auxiliary tool in the teaching and learning of mathematics, based on the analysis of undergraduate students in mathematics at the Federal University of Pernambuco - CAA. , an RPG was created based on a simplified system of the Dungeon and Dragons game, which aimed at students of the Mathematics degree to experience an adventure in which a different form of learning was proposed that involved cooperation and imagination. Four students participated in the research who answered two questionnaires, the first before the experience and the second after. The adventure was carried out in four sessions. We base this investigation on different references that approach the use of RPG in teaching, as well as on the work of Strapason (2011) regarding the use of games as a teaching strategy and on the research of Oliveira (2010) and Teixeira (2006) that concerns to the playful and imaginary. The research found that according to the participants, RPG can be used in education and they understood the experience as a methodology rich in mathematical concepts, it can be used for the pedagogical environment. After experiencing the game, the students emphasize how the RPG is viable for teaching and highlights the participants' excitement regarding the tool presented.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARMANDO MATHEUS COSTA DE OLIVEIRA..pdf7,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons