Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45045

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorSILVA, Manoel Marcos Bezerra da-
dc.date.accessioned2022-07-12T12:24:25Z-
dc.date.available2022-07-12T12:24:25Z-
dc.date.issued2022-07-05-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.citationSILVA, Manoel Marcos Bezerra da. Causo histórico da evolução do movimento: desde Aristóteles até Newton, a peleja dos homi da ciência, narrado em cordel. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45045-
dc.description.abstractA Física é uma ciência que, como tantas outras, não nasceu da noite para o dia. Foram precisos séculos de evolução para chegarmos ao que temos hoje. Esse trabalho aborda um dos assuntos da Física: o Movimento, desde os primeiros conceitos na Grécia Antiga, com Aristóteles, até o século XVII, com a contribuição de Isaac Newton para formular a Física que estudamos ainda hoje nas escolas. Foram analisadas cinco coleções, que fundamentaram a justificativa desse trabalho. Nesses livros didáticos, é possível identificar que as informações sobre a origem dos conceitos físicos, de modo geral se detém, em muitos casos, a um recorte da biografia dos cientistas mais relevantes daquele conteúdo. O objetivo dessa pesquisa é, além da análise dos livros didáticos citada anteriormente, construir um Cordel que possibilite levar aos alunos do Ensino Médio este contexto histórico de forma mais aprofundada e detalhada. A abordagem teórica parte da interdisciplinaridade entre a Física e outras disciplinas, como História, Arte e Literatura de Cordel, já que a maneira como a evolução do movimento foi contada usou o Cordel como ferramenta. A metodologia consiste na pesquisa de material teórico para a escrita do Cordel, que teve como base dois livros, cujas ideias principais foram organizadas em um mapa mental, para facilitar na composição do mesmo. Esse Cordel poderá ser utilizado pelos alunos do Ensino Médio, tanto na sua forma impressa, quanto através da plataforma de áudio digital (streaming) Spotify, onde foi criado um Podcast que levará, com maior facilidade para os estudantes, o conteúdo pesquisado, refinado e rimado, da evolução histórica do conceito de Movimento, buscando divulgar a ciência de modo mais rápido e eficiente.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectAnálise de livros didáticospt_BR
dc.subjectDivulgação científica usando cordelpt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.titleCauso histórico da evolução do movimento: desde Aristóteles até Newton, a peleja dos homi da ciência, narrado em cordel.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.description.abstractxPhysics is a science that, like so many others, was not born overnight. It took centuries of evolution to reach what we have today. This work addresses one of the subjects of Physics: movement, from the first concepts in Ancient Greece, with Aristotle, until the 17th century, with the contribution of Isaac Newton to formulate the Physics that we still study today in schools. The fact that textbooks summarize a lot of information about the origin of physical concepts, in general, stopping, in many cases, to a cut of the biography of the most relevant scientists of that content, as shown in the five collections that were analyzed, based the justification of the work. The objective of this research is, in addition to the analysis of textbooks mentioned above, to build a Cordel that allows high school students to take this historical context in a more in-depth and detailed way. The theoretical approach starts from the interdisciplinarity between Physics and other disciplines, such as Cordel History, Art and Literature, since the way in which the evolution of movement was told used Cordel as a tool. The methodology consists of the research of theoretical material for the writing of Cordel, which was based on two books, whose main ideas were organized in a mental map, to facilitate its composition. This Cordel can be used by high school students, both in its printed form and through the digital audio platform (streaming) Spotify, where a Podcast was created that will more easily bring to students the researched, refined and rhymed, from the historical evolution of the concept of movement, seeking to disseminate science in a faster and more efficient way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Manoel Marcos Bezerra da Silva.pdf3,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons