Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45057

Compartilhe esta página

Título: A subjetivação dos licenciandos em matemática para pesquisar sobre educação inclusiva: um estudo a partir de TCCS defendidos no Campus do Agreste da UFPE.
Autor(es): SANTOS, Maria Jacilânia dos
Palavras-chave: Elementos de Subjetivação; Agenciamento; Educação inclusiva
Data do documento: 13-Mai-2022
Citação: SANTOS, Maria Jacilânia dos. A subjetivação dos licenciandos em matemática para pesquisar sobre educação inclusiva: um estudo a partir de TCCS defendidos no campus do agreste da UFPE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O presente trabalho tem como questão de pesquisa, quais fatores subjetivaram licenciandos a pesquisar sobre inclusão nos trabalhos de Conclusão de Curso defendidos no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste? Na direção dessa grande pergunta, traçamos como objetivo geral investigar o que subjetiva licenciandos em Matemática a pesquisar sobre inclusão os Trabalhos de conclusão de Curso (TCCs) defendidos no curso de Matemática-Licenciatura na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste. Para tanto, fizemos um levantamento bibliográfico com a intenção mapear e analisar os trabalhos de conclusão de curso realizados no referido curso, tomando como recorte de investigação o período de 2013.2 a 2021.1. Nesse movimento, trabalhamos com referenciais como Bondía(2002), Costa e Queiroz(2017?) e Tartaro, Cavamura e Souza(2014), para as discussões sobre desejo, experiência e relações de força, exposições voltadas para o entendimento da categoria subjetividade; Maior(2015), Mantoan(2003) e Miranda e Filho(2012) que nos permite refletir sobre contexto da educação inclusiva, referencias estás basilares para a fundamentação da pesquisa. Quanto a metodologia, o trabalho parte de uma abordagem qualitativa e usa como instrumento para a coleta/produção dos dados a análise documental Damaceno et al, (2009). Com a abordagem e pergunta de pesquisa, realizamos um levantamento dos temas que trataram a temática da inclusão nos trabalhos catalogados no repositório da Universidade no site ATTENA e a partir dos trabalhos mapeados foi feita a análise, tomando a introdução, como lugar para identificar os processos de subjetivação da escolha do tema da pesquisa por parte dos licenciandos e sua relação com a perspectiva da educação inclusiva. Para analisar os dados utilizamos a análise de conteúdo. Como resultado, concluiu que podemos ser subjetivados em diversas relações, dentre os Tccs analisados se observou que as relações dos discentes vividas em sala de aula como professor foi o elemento de subjetivação que mais agenciou, pretendemos que este trabalho provoque um estímulo para nossas pesquisas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45057
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JACILANIA DOS SANTOS.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons