Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45201

Compartilhe esta página

Título: Cultura escolar e as culturas juvenis : perspectivas de diálogo entre a escola pública e a cultura Hip Hop
Autor(es): PAULA JUNIOR, Maria Ester de
Palavras-chave: Hip Hop (Cultura popular); Rap (Música); Movimentos da juventude; Música na educação; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 28-Ago-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PAULA JUNIOR, Maria Ester. Cultura escolar e as culturas juvenis: perspectivas de diálogo entre a escola pública e a cultura Hip Hop. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: O presente estudo teve o abrangente objetivo de analisar os entraves, as possibilidades e controvérsias decorrentes da inserção da Cultura Hip Hop na escola, através do Programa Escola Aberta: Educação, Cultura, Esporte e Trabalho para a Juventude, em uma instituição pública de ensino fundamental e médio, situada na periferia da região metropolitana do Recife–PE. Sob essa perspectiva, procedemos às seguintes etapas: mapeamento das principais expressões identitárias do universo Hip Hop utilizadas no espaço escolar; observação das práticas sociais e de gestão configurativas da positivação ou resistência a esse universo, bem como das ressignificações sobre o Movimento Hip Hop nesse referido espaço a partir da implantação do Programa Escola Aberta. Para materialização dessas etapas optamos pela pesquisa qualitativa, centrada na observação do cotidiano escolar e abordagem etnográfica, cujos dados coletados pontuam a atuação, através de entrevistas, dos protagonistas do Projeto em foco: discentes e oficineiros do Programa Escola Aberta, professores do ensino regular, gestores da unidade escolar e do referido Programa, complementando com a análise documental. Nossa pesquisa foi aplicada em unidade escolar pública que apresentava uma expressiva demanda, a longo prazo, de oficinas sobre a cultura Hip Hop centrada nas suas múltiplas expressões linguísticas. A resultante dessa pesquisa apontou os seguintes aspectos: a complexa tentativa de interação entre a Cultura Hip Hop e a escola, cuja intersecção é a dificuldade de positivar o diferente, representativo do que vive à margem da sociedade; a evidência de uma prática conflituosa e dissimulatória da gestão escolar entre a negligência e a indiferença; os jovens adeptos e divulgadores da Cultura Hip Hop elaboram criticamente estratégias de resistência aos entraves à construção da cidadania.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45201
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO MARIA ESTER DE PAULA JÚNIOR.pdf652,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons