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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45243

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Título: “Folhas de narrativa sequestrada” : uma proposta transfeminista para o ensino de História através da HQ Xica Manicongo
Autor(es): VALENÇA, Millena Lyra
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; Identidade de gênero; Memória; Quadrinhos; Transfeminismo
Data do documento: 28-Jan-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: VALENÇA, Millena Lyra. “Folhas de narrativa sequestrada”: uma proposta transfeminista para o ensino de História através da HQ Xica Manicongo. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as identidades de gênero e orientações do desejo não hegemônicas no ensino de História. Diante do silenciamento dessas atrizes e atores sociais na narrativa histórica escolar, a pesquisa objetivou investigar sob que bases epistemológicas estão ancoradas as questões de gênero e sexualidades acerca dessas subjetividades insurgentes. Propõe-se recuperar teoricamente o caminho histórico-crítico da categoria gênero tendo como fio condutor a desestabilização do sujeito do feminismo e os tensionamentos implicados na construção teórico-política transfeminista; identificar e analisar as disputas de narrativas referentes às questões de gênero e orientações do desejo na trajetória sócio histórica das histórias em quadrinhos (HQs) além de elaborar uma proposta didática transfeminista em formato de HQ, acompanhada de orientações para prática docente. Desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica tencionada a responder como o ensino de História pode contribuir para o processo de construção e autoafirmação identitária de estudantes com identidades de gênero e orientações do desejo não hegemônicas através do referencial teórico transfeminista ancorado nos trabalhos de Jesus (2014), Nascimento (2020) e Oliveira (2018). Como principais resultados, evidenciam-se lacunas entre os avanços nos estudos de gênero no espaço acadêmico e mesmo na historiografia, em contraste com os aparatos reguladores de estado e a prática docente que mantém a narrativa histórica escolar cisheterocentrada, colonialista e excludente. Como parte propositiva, elaborou-se uma proposta didática transfeminista em HQ, protagonizada por Xica Manicongo, considerada a primeira travesti brasileira. A partir de subsídios teóricos, políticos e estéticos, a proposta objetiva contribuir com educadoras, educadores e estudantes, através da mobilização de uma narrativa em quadrinhos com roteiro adaptado e ilustrações de mulheres trans e travestis, acompanhada de suplemento didático no qual foram problematizadas categorias de análise relativas aos estudos transfeministas e de gênero, além do método de investigação histórica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45243
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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