Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45303

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos-
dc.contributor.authorSILVA, Maristela Souza da-
dc.date.accessioned2022-07-28T14:38:47Z-
dc.date.available2022-07-28T14:38:47Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Maristela Souza da. “ECOMAR” um blog como recurso pedagógico interdisciplinar para formação do sujeito ecológico. 2021. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45303-
dc.description.abstractA vida na água é um dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030, tendo como uma de suas metas, a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, principalmente, porque o ambiente marinho encontra-se cada vez mais ameaçado pelas ações antrópicas. Almejando atingir essa meta, este projeto de atuação teve como objetivo geral, produzir um blog como recurso pedagógico interdisciplinar para formação de sujeitos ecológicos, fundamentada na aprendizagem online na perspectiva construtivista e nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. A abordagem metodologógica adotada foi qualitativa e quantitativa do tipo pesquisa participante e consistiu em três etapas: diagnóstico situacional e escolha do grupo amostral; desenvolvimento do protótipo; sondagem do conhecimento do estudante sobre o blog. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar localizada no município do Paulista/PE. Em seguida, foi desenvolvido um blog na plataforma WIX. A validação do produto educacional ocorreu por meio de aulas remotas e questionários online aplicados com os estudantes das séries finais do ensino fundamental II, professores e especialistas da área da educação ambiental e de tecnologia educacional. Os resultados indicaram que o blog ECOMAR como ambiente virtual é uma fonte de pesquisa, informação e interatividade de grande importância para conservação dos ecossistemas marinhos, como também pode ser um recurso tecnológico utilizado em todos os componentes curriculares. Portanto, consideramos o blog ECOMAR, como uma plataforma de aprendizagem colaborativa, que oportuniza o docente a interagir com seus estudantes e os demais leitores, promovendo o diálogo, a publicação e autoria de textos, fotos, músicas, podcasts, atividades, entre outras ações educativas que contribuem para formação do sujeito ecológico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.title“ECOMAR” um blog como recurso pedagógico interdisciplinar para formação do sujeito ecológicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9235057475742512pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0134567530160247pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxLife below water is one of the UN Sustainable Development Goals for 2030, which has as one of its goals the conservation and sustainable use of oceans, seas and marine resources, mainly because the marine environment is being increasingly threatened by anthropic actions. Aiming to achieve this goal, this project had as its general objective to produce a blog as an interdisciplinary pedagogical resource in order to become people aware about this ecological problem, based on online learning in a constructivist perspective and on the general competences of the Common National Curricular Base. The methodological approach adopted was qualitative and quantitative participant research and consisted in three stages: situational diagnosis and selection of the sample group; development of the prototype; probing the student's knowledge about the blog. The research was developed in the Governador Miguel Arraes de Alencar Municipal School, located in the city of Paulista/PE. Then, a blog was developed on the WIX platform. The validation of the educational product occurred through remote classes and online questionnaires applied with students from the final grades of middle school, teachers, and specialists in environmental education and educational technology. The results indicated that the ECOMAR blog as a virtual environment is a source of research, information, and interactivity of great importance for the conservation of marine ecosystems, and that it can also be a technological resource used in all curricular components. Therefore, we consider the ECOMAR blog a collaborative learning platform that allows teachers to interact with their students and other readers, promoting dialogue, publication and authorship of texts, photos, music, podcasts, activities, among other educational actions that contribute to the awareness of ecological damage.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maristela Souza da Silva.pdf571,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons