Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45625

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Ermelinda Maria Araújo-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Mônica dos Santos Melo-
dc.date.accessioned2022-08-11T13:33:35Z-
dc.date.available2022-08-11T13:33:35Z-
dc.date.issued2022-04-18-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Mônica dos Santos Melo. A força imagética em contos de Ronaldo Correia de Brito. 2022. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45625-
dc.description.abstractImportante nome na literatura brasileira contemporânea, Ronaldo Correia de Brito apresenta uma produção diversa. O escritor, dedicado também à prática da medicina, algo que se reflete na sua criação, atua como cronista, romancista, contista e dramaturgo. Encenador de teatro, dirigiu ainda para cinema. Exerceu curadoria de arte e conviveu com artistas plásticos notáveis. De diferentes formas, Brito mantém familiaridade com o universo imagético. A mídia costuma ressaltar o teor visual de suas narrativas. Importa destacar o crescente interesse por sua obra como fonte para adaptações de caráter cinematográfico. Uma variedade de contos reflete seu movimento em se inspirar em imagens, introduzi-las, (re)inventá-las. Esta tese analisa como acontece o diálogo de contos do autor com a imagem em suas variações. Para isso, percorre um repertório de narrativas curtas publicadas em diferentes coletâneas. Especialmente, investiga a interrelação de seus textos com a fotografia. No posfácio do livro Retratos Imorais (2010), o contista expõe quanto à presença, em determinadas narrativas, de interações deliberadas com as criações visuais de três fotógrafos. Este estudo examina o conto “Homem folheia álbum de retratos imorais” em face da publicação fotográfica Brasília Teimosa (2007), da brasileira Bárbara Wagner. No texto, o prosador privilegia a écfrase – recurso associado ao expediente da descrição, como representação verbal de uma representação visual (HEFFERNAN, 1993). A discussão sobre o conto repercute apreciações de Yacobi (1995) em torno da qualidade narrativa envolvida no fenômeno ecfrástico. Também discute sobre o texto “Romeiros com sacos plásticos” no tocante ao seu diálogo com a obra fotográfica À la quête de lange: ícones du quotidien (2005), do francês Patrick Bogner, recorrendo aos conceitos de studium e punctum, de Barthes (2017). Ademais, analisa como Brito faz ecoar imagens do canadense Robert Polidori na narrativa “Duas mulheres em preto e branco”. O exame desse conto contempla um tratamento abrangente para o quesito imagético, revelando-se oportunos os trabalhos de Bergson (1999) sobre imagem-lembrança e os de Deleuze (2018b) acerca da imagem-cristal. Metodologicamente, prioriza-se a narrativa literária e, a partir de sua abordagem, a convocação do suporte teórico apropriado. Constata-se que o vínculo íntimo com a imagem manifestado nos textos de Brito supera a questão da visualidade. Como prosa marcada pelo atravessamento de outras linguagens artísticas, verificam-se produções textuais com influência direta de uma arte imagética como o cinema. Procedimentos comuns à Sétima Arte reverberam na construção narrativa do autor. No tocante à interface de seus contos com a arte fotográfica, os diferentes tipos de conexão realizados pelo escritor com produções visuais díspares ensejam investidas analíticas específicas. O primeiro estudo comparativo demonstra como Brito, na apropriação criativa das fotografias de Wagner, impulsiona e apura o uso da écfrase como recurso estratégico para reforçar as propriedades do sistema narrativo. A segunda análise de teor comparativo atesta a expressividade e processualidade atingidas na reescrita do conto quando o autor é afetado pelo que para ele representa o punctum das imagens de Bogner. Destaca-se a natureza obtusa do punctum como signo desatrelado de um sentido único. A terceira abordagem, a do escrito de Brito cotejado com a produção de Polidori, constata diferentes dimensões da imagem a partir dos perfis do tempo expressos no conto. Em comum aos três estudos das narrativas, tem-se a reverberação das noções de multiplicidade, teia, fluidez, processo, abertura. Enfatiza-se o quão proveitoso se apresenta à discussão o conceito de rizoma, de Deleuze e Guatarri (2004). Ao traçar um panorama de narrativas curtas de Brito, no encalço de questões relacionadas ao motivo imagético, esta tese reforça quanto à polivalência do autor na familiaridade com outras expressões artísticas, que abrangem complexidades. Novos olhares podem aproveitar ou redirecionar as sinalizações aqui pontuadas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRonaldo Correia de Britopt_BR
dc.subjectLiteratura Contemporâneapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleA força imagética em contos de Ronaldo Correia de Britopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0319505485080561pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3975152604166388pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxRonaldo Correia de Brito, an important name in contemporary Brazilian literature, presents a diverse production. The writer, who also dedicated years to the practice of medicine, something that is reflected in his creation, works as a chronicler, novelist, short story writer, and playwright. Primarily a theater director, he later directed for cinema. He has been an art curator and has coexisted with notable plastic artists. In different ways, Brito is familiar with the imagetic universe. The media often highlights the visual content of his narratives. The growing interest in his work as a source for film adaptations is also noteworthy. A variety of the prose writer's short stories reproduce his movement of drawing inspiration from images, introducing them, and (re) inventing them. This thesis analyzes how the dialog of the author's short stories with the image takes place in its variations. To do so, it goes through a repertoire of short narratives published in different collections. Especially, it investigates the interrelation of his texts with photography. In the afterword of the book Retratos Imorais (2010), the storyteller explores the presence, in particular narratives, of deliberate interactions with the visual creations of three photographers. Thus, this study examines the short story “Homem Folheia Álbum de Retratos Imorais” in light of the publication of the Brasília Teimosa (2007) photographs, by Brazilian Bárbara Wagner. In the text, the prose writer privileges the ekphrasis - a resource associated with the expedient of description, as a verbal representation of a visual representation (HEFFERNAN, 1993). The discussion of the short story echoes Yacobi's (1995) appreciation of the narrative quality involved in the ekphrastic phenomenon. It also discusses the text "Romeiros com Sacos Plásticos" in terms of its dialogue with the photographic work À La Quête de Lange: Ícones du Quotidien (2005), by French photographer Patrick Bogner, drawing on Barthes' (2017) concepts of studium and punctum. In addition, it analyzes how Brito echoes images by Canadian Robert Polidori in the narrative "Two Women in Black and White". The examination of this short story contemplates a comprehensive treatment for the imagetic question, disclosing as opportune to the works of Bergson (1999) about image-remembrance and those of Deleuze (2018b) about the crystal image. Methodologically, the literary narrative is prioritized and, from its approach, the summoning of the appropriate theoretical support. It is found that the intimate bond with the image manifested in Brito's texts goes beyond the question of visuality. As prose marked by the crossing of other artistic languages, textual productions are directly influenced by imagetic art such as cinema. In this way, procedures typical of the Seventh Art reverberate in the author's narrative construction. Regarding the interface of his short stories with photographic art, the different types of connections made by the writer with disparate visual productions give rise to specific analytical investigations. The first comparative study demonstrates how Brito, in his creative appropriation of Wagner's photographs, pushes and refines the use of ephrasing as a strategic resource to reinforce the properties of the narrative system. The second comparative analysis attests to the expressiveness and processuality achieved in the rewriting of the short story when the author is affected by what for him represents the punctum of Bogner's images. In this case, the obtuse nature of the punctum as a sign unattached to a single sense is accentuated. The third approach, which brings Brito's writing to Polidori's production, notes different dimensions of the image from the time profiles expressed in the tale. In common to the three studies of the narratives, there is the reverberation, in some way, of the notions of multiplicity, web, fluidity, process, and openness. Particularly, we emphasize how useful the concept of the rhizome, by Deleuze and Guatarri (2004), presents itself to the discussion. By tracing a panorama of Brito's short narratives, in the pursuit of issues related to the imagetic motif, this thesis reinforces the author's versatility in familiarity with other artistic expressions, which encompass complexities. New looks may take advantage of or redirect the signals indicated here.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Mônica dos Santos Melo Figueiredo.pdf6,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons