Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45627

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorNEVES, Cecília Eloy-
dc.date.accessioned2022-08-11T14:08:55Z-
dc.date.available2022-08-11T14:08:55Z-
dc.date.issued2021-04-23-
dc.identifier.citationNEVES, Cecília Eloy. Self-concept as an artifact evaluation method: generating evidence of the use of self-concept as an artifact evaluation method trhough the application in feature films. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45627-
dc.description.abstractThrough evaluating diverse films, this research aims to generate further evidence on the use of the Self-concept as a method capable of evaluating various artifacts. The Self-concept is conceptualized by Rosenberg (1979) as "the totality of thoughts and feelings that a person has about him/herself," and this variable has been used in recent studies as a method capable of characterizing the user, evaluating artifacts, and predicting the market success of various artifacts. Despite being a variable initially studied in psychology, since the 60s, it has been applied in the marketing area to understand the users' purchasing behavior. Studies have claimed that the greater the identification of the user with the image of the artifact or the idea of the possible use of the artifact, the greater the chances of purchasing. Moreover, one way to measure this is through the Self-concept questionnaire. It has already been used to characterize the user and evaluate artifacts in the design area. However, few studies still evidence the use of this method to assess artifacts, and even fewer show its ability to encapsulate the user experience and predict market success. There is a need for methods to understand the user and the experience in design and the film. Studies aiming to propose systems and mathematical equations capable of characterizing the user to recommend films are pretty standard, but few consider the whole experience of watching a film. This research aims to generate evidence on using the Self-concept as a method used in the design, user experience, and film evaluation.pt_BR
dc.description.sponsorshipFADEpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectAutoconceitopt_BR
dc.subjectAvaliação de Filmespt_BR
dc.subjectExperiência do Usuáriopt_BR
dc.subjectProcesso de Designpt_BR
dc.titleSelf-concept as an artifact evaluation method : generating evidence of the use of self-concept as an artifact evaluation method trhough the application in feature filmspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAMPOS, Fábio Ferreira da Costa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3758155752675608pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxPor meio da avaliação de filmes diversos, essa pesquisa visa gerar mais evidências sobre o uso do Autoconceito como uma ferramenta capaz de avaliar artefatos diversos. O Autoconceito é conceituado por Rosenberg (1979) como "a totalidade de pensamentos e sentimentos que uma pessoa tem sobre ela mesma” e essa variável vem sido usada nos últimos anos, como uma ferramenta capaz de caracterizar o usuário, avaliar artefatos e prever o sucesso de mercado de artefatos diversos. Apesar de ser uma variável inicialmente estudada na área de psicologia, desde a década de 60 ela vem sendo aplicada na área de marketing para entender o comportamento de compra dos usuários. Isso porque estudos mostram que quanto maior a identificação do usuário com a imagem do artefato ou a imagem do possível usuário do artefato, maiores as chances de compra. É uma forma de medir isso, é pelo questionário do autoconceito. Na área de design, ele já vem sendo utilizado para caracterizar o usuário e também avaliar artefatos. Porém, ainda existem poucos estudos que evidenciem o uso dessa ferramenta para avaliar artefato e menos ainda mostrando a capacidade dela de encapsular a experiência do uso e prever o sucesso de mercado do artefato avaliado. A necessidade por ferramentas capazes de entender o usuário e a experiência de uso existe não apenas na área de design, mas de filmes também. Estudos com o objetivo de propor sistemas e equações matemáticas capazes de caracterizar o usuário para melhor recomendar filmes é bem comum de encontrar, mas poucas consideram toda a experiência de assistir a um filme. Dito isso, esta pesquisa visa gerar evidências sobre o uso do Autoconceito como ferramenta capaz de ser utilizada na área de design, experiência do usuário e de avaliação de filmes.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1309638998165255pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cecília Eloy Neves.pdf5,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons