Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45748
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NUNES, Luciana Borre | - |
dc.contributor.author | BAZANTE, Brenda Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T16:14:11Z | - |
dc.date.available | 2022-08-16T16:14:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-28 | - |
dc.identifier.citation | BAZANTE, Brenda Gomes. “Trava Transcorpocinética”: narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45748 | - |
dc.description.abstract | Nessa investigação busco entender como narrativas (auto)biográficas, construídas a partir da narração e da reflexão de/sobre memórias e experiências, podem contribuir para a criação do conceito de práticas artísticas “Trava Transcorpocinética”, através da representação das mudanças de performatividade feitas por mulheres trans e travestis, antes e após as suas transições de gênero. Esse termo nasce da junção dos seguintes elementos: imagens que representam transformações feitas no meu corpo para alterar a forma como performava o gênero, narrativas (auto)biográficas divididas em três temporalidades biográficas (corpo-instante compulsório, corpo-instante em libertação e corpo-instante “libertado”) e, finalmente, práticas artísticas criadas a partir de reflexões sobre os acontecimentos narrados em cada um desses intervalos. Sua finalidade é imbricar a narrativa texto-visual com a narrativa texto-verbal das mudanças de performatividade, entre elas as intervenções cirúrgicas, estéticas ou endocrinológicas, com o meu processo criativo na Arte Contemporânea, utilizando e tensionando, para isso, referenciais artísticos e conceituais relacionados à Arte Contemporânea, a Cronofotografia, a Arte Cinética e a Esteriometria. Ao longo da investigação, narro e contextualizo as memórias oriundas da minha infância, adolescência e início da juventude, identificando as frustrações e as dificuldades que enfrentei devido ao gênero compulsório ao qual fui designada. Nessa temporalidade, estabeleci as ligações basilares para criar o conceito de “práticas artísticas corpo-estáticas compulsórias”. Em seguida descrevi e problematizei a transição de gênero e as mudanças de performatividade realizadas nas esferas estética, endocrinológica e cirúrgica. Desta vez, relacionei as lembranças da juventude com estudos de gênero e narrativas (auto)biográficas nas artes visuais, para estabelecer as relações necessárias à criação do conceito de “práticas artísticas corpo-cinéticas em libertação”. Dando continuidade, relato como as inquietações em torno do padrão de feminilidade exigido das mulheres trans e das travestis, ocorridas ao longo da maturidade, me influenciaram a problematizar o modo como performo a identidade trans atualmente. Com isso, relaciono a última temporalidade biográfica com a criação do conceito de “práticas artísticas corpo-cinéticas “libertadas””. Nesses processos, utilizei a metodologia narrativa (auto)biográfica, tendo como procedimentos investigativos o acesso às minhas memórias por meio de diversos dispositivos. Após refletir sobre as memórias e experiências narradas, criei as práticas artísticas corpo- estáticas e as corpo-cinéticas. Ao examiná-las, considerando suas ligações com as narrativas (auto)biográficas, determinei que a passagem das silhuetas e das mudanças de performatividade de um corpo-instante para o outro, relacionadas e representadas por meio de uma performance, fundamentam o conceito das práticas artísticas Trava Transcorpocinéticas. Por fim, através da junção das palavras “trava”, “trans”, “corpo” e “cinética”, defino-o como uma ação performática na qual interajo com uma escultura cinética a fim de representar a movimentação efetuada pelo meu corpo e performatividades ao atravessar duas experiências ocorridas e narradas nas temporalidades biográficas corpo-instantes compulsório, em libertação ou “libertado”. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos | pt_BR |
dc.subject | Narrativas (auto)biográficas | pt_BR |
dc.subject | Corpos-Instantes | pt_BR |
dc.subject | Práticas Artísticas | pt_BR |
dc.subject | Trava Transcorpocinética | pt_BR |
dc.subject | Arte Contemporânea | pt_BR |
dc.title | “Trava Transcorpocinética” : narrativas (auto)biográficas e práticas artísticas de/sobre travestis, transexuais e dissidentes sexuais e de gênero | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2302455310889408 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9232357001079673 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this investigation, i seek to understand how (auto)biographical narratives, build from the narration and reflection of/on memories and experiences, can contribute to the creation of the concept of artistic practices “Trava Transbobykinetic”, through the representation of the performativity changes made by trans women and transvestites, before and after their gender transitions. This term is born from the combination of the following elements: images that represent transformations made in my body to change the way i performed the gender, (auto)biographical narratives divided into three biographical temporalities (compulsory body-instant, in liberation body-instant and “liberated” body-instant) and, finally, artistic practices created from reflections on the events narrated in each of theses intervals. Its purpose is to intertwine the text-visual narrative with the text-verbal narrative of changes in performativity, including surgical, aesthetic or endocrinological interventions, with my creative process in Contemporary Art, using and tensioning, for this, artistic and conceptual references related to Contemporary Art, Chronophotography, Kinetic Art and Steriometry. Throughout the investigation, i narrate and contextualize memories from childhood, adolescence and early youth, identifying the frustrations and difficulties i faced due to the compulsory gender to which i was assigned. In this temporality, i established the basic connections to create the concept of “compulsory body-static artistic practices'. Then i described and problematized the gender transition and the changes in performativity carried out in the aesthetic, endocrinological and surgical spheres. This time, i related youth memories with gender studies and (auto)biographical narratives in visual arts, to establish the necessary relationships to create the concept of “in liberation body-kinetic artistic practices'. Continuing the journeys, i report how the concerns around the femininity standard required of trans women and transvestites, which occurred throughout maturity, influenced me to problematize the way i perform trans identity today. With this, i relate the last biographical temporality with the creation of the concept of ““liberated” body-kinetic artistic practices”. In this processes, a narrative (auto)biographical methodology is used, having as investigative procedures the access to my memories through various devices. After reflecting about the memories and experiences narrated, i created the body-static and bod-kinetic artistic practices. By examining them, considering their connections with (auto)biographical narratives, i determined that the passages of silhouettes and changes in performativity from one body-instant to another, related and represented through a performance, underlies the concept of the “artistic practices Trava Transbobykinetics”. Finally, through the combination of the words “trava”, “trans”, “body” and “kinetics”, i define it as a performative action in which i interact with a kinetic sculpture in order to represent the movement carried out by my body and performativities when crossing two experiences that occurred and narrated in the biographical temporalities boby-instante compulsory, in liberation or “liberated”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Brenda Gomes Bazante.pdf | 8,69 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons