Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45751
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | XYPAS, Constantin | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Josivânia Nair de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T16:30:10Z | - |
dc.date.available | 2022-08-16T16:30:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-17 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Josivânia Nair de. A contribuição dos pais e professores na construção da relação ao saber de docentes de origem popular: análise de narrativas de professores de matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45751 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo objetivou investigar como docentes de origem popular descrevem as contribuições respectivas de seus pais e professores na construção de sua relação ao saber e na mobilização à aprendizagem do saber matemático. Para alcançar os objetivos recorreu-se ao formato alternativo de dissertação, o multipaper, que nos permitiu estruturar a pesquisa em três artigos independentes, com objetivos, metodologias e resultados próprios, contudo complementares entre si. O primeiro artigo dessa dissertação é uma pesquisa exploratória desenvolvida a partir do Mapeamento em Pesquisa Educacional (horizontal e vertical), nesse ensaio buscou-se analisar como as definições da noção de relação ao saber de Bernard Charlot foram utilizadas em teses e dissertações no contexto do Ensino de Matemática. No estudo, notou-se uma fragilidade no trato da relação ao saber, especificamente no que diz respeito a identificar o que os próprios autores entendem por relação ao saber. As definições são apresentadas de formas genéricas e com pouco espaço para atualizações. O segundo e o terceiro artigos dessa dissertação são pesquisas empíricas cujo a metodologia utilizada é o estudo de caso a partir da narrativa autorreflexiva actancial, proposta por C. Xypas (2013), para investigar o êxito de alunos de origem popular e que tomou como base o modelo semiótico de A. J. Greimas (2012). Trata-se de uma narrativa autobiográfica, em que buscasse compreender como uma menina criada na roça, filha de pais semianalfabetos, que trabalhou como feirante dos sete aos vinte e três anos, tornou-se professora de Matemática. Como resultados, verificou-se que o êxito de alunos de origem popular tem a ver com a maneira que ele internaliza certas situações traumáticas vivenciadas (como ter que trabalhar desde a infância) e com o tipo de apoio que receberam e que lhe permitiram ser resilientes. O terceiro artigo aprofunda o estudo realizado no segundo artigo através do estudo de caso de três professores de Matemática de origem popular. A pesquisa objetivou analisar como matemáticos de origem popular descrevem a contribuição de seus pais e professores na sua mobilização pelo saber matemático, através das relações de sentido e de valor atribuídos a escola e/ou ao Saber escolar. Desse estudo, inferiu-se que os participantes de pesquisa descrevem que os seus pais contribuíram na mobilização pelo saber incentivando-os a irem a escola e apontando que estudar seria o melhor caminho para que eles se tornassem “alguém na vida” ou estimulando-os para que pudessem alcançar independência financeira. Enquanto isso, os professores citados pelos participantes contribuíram mostrando o sentido e o valor dos conteúdos ensinados, elevando o nível de mobilização ao saber de seus alunos e lhes propondo uma aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade social | pt_BR |
dc.subject | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.subject | Resiliência (Traço da personalidade) | pt_BR |
dc.subject | Pai e professores | pt_BR |
dc.subject | Papel social | pt_BR |
dc.title | A contribuição dos pais e professores na construção da relação ao saber de docentes de origem popular : análise de narrativas de professores de matemática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2442281497046153 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4204104050007070 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present paper was set to investigate how teachers coming from humble origins describe their parents and teachers’ contributions in the construction of their relationship to Knowledge and in the mobilization of mathematical Knowledge learning. To reach our objectives we resorted to the alternate form of paper, the multipaper, which allowed us to structure the research in three independent articles, with objectives, methodologies and results of their own, albeit complementary within. The first article of this paper is an exploratory research developed from Educational Research Mapping (horizontal and vertical), in which we sought to analyze how Bernard Charlot’s definitions of relationship notion to Knowledge were used in thesis and papers in the context of Math Teaching; in our quest we noted a weakness in the treatment of the relation to Knowledge, more specifically concerning the identification of what the authors themselves understand as the relation to Knowledge. The definitions are presented in a generic way and with little room for updating. The second and third articles on this paper are empirical researches in which we used the Case Study methodology from the actantial self-reflexive narrative as proposed by C. Xypas (2013), to investigate the success of students from humble origins, inspired by the semiotic model proposed by A. J. Greimas (2012). The second article is an autobiographic narrative, in which it sought to understand how a girl raised in the countryside, the daughter of semi-illiterate parents, who worked as a street vendor from seven to twenty-three, became a Mathematics teacher. As a result, it was found that the success of students of popular origin has to do with the way they internalize certain traumatic situations experienced (such as having to work since childhood) and with the type of support they received that allowed them to be resilient. The third article deepens the study made in the second article through the Case Study of three Math teachers from humble origins. The research set out to analyze how humble origin mathematicians describe the contributions of their parents and teachers in their Math knowledge mobilization, through the relations of meaning and of value attributed to school and/or to school knowledge. From this study, we inferred that the research participants described that their parents contributed in their mobilization of knowledge, encouraging them to go to school - pointing that studying would be the best route into becoming “somebody” -, and stimulating them so they could achieve financial Independence. Meanwhile, the teachers cited by the participants contributed showing the meaning and value of the taught contents, raising the level of the mobilization of knowledge in their students and proposing them a meaningful learning. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Josivânia Nair de Souza.pdf | 8,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons