Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45802
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SPINILLO, Alina Galvão | - |
dc.contributor.author | GUSMÃO, Paula Dourado Buarque de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-18T15:57:25Z | - |
dc.date.available | 2022-08-18T15:57:25Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
dc.identifier.citation | GUSMÃO, Paula Dourado Buarque de. Examinando as atividades matemáticas realizadas no ambiente familiar: comparando crianças surdas e ouvintes. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45802 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo analisa e compara as atividades matemáticas realizadas por crianças surdas e ouvintes no ambiente familiar. Um estudo desta natureza pode contribuir para esclarecer a defasagem que crianças surdas apresentam acerca de conhecimentos matemáticos quando comparadas a crianças ouvintes. Uma das explicações para esta defasagem é que a surdez dificultaria as interações e o acesso a experiências importantes para a compreensão de noções matemáticas básicas. Pesquisas com crianças ouvintes mostram que as atividades matemáticas realizadas em casa contribuem para o desenvolvimento do raciocínio matemático, por outro lado, pouco se sabe acerca dessas atividades em relação às crianças surdas neste contexto. Devido à pandemia da COVID 19, informações sobre as atividades matemáticas das crianças surdas e ouvintes foram obtidas através de entrevistas realizadas por meio remoto com adultos responsáveis por essas crianças. Participaram da pesquisa 20 adultos, sendo dez responsáveis por crianças surdas oralizadas e dez responsáveis por crianças ouvintes. As crianças que eram alvo das entrevistas tinham idade entre 6 e 12 anos, estudantes do 1o ao 6o ano do Ensino Fundamental. Os entrevistados foram solicitados a fazer observações das crianças-alvo no ambiente familiar e preencher uma folha de registo com informações detalhadas das atividades matemáticas realizadas por elas, perfazendo um total de 30 horas de observação com as crianças surdas e 30 horas com as ouvintes, tornando possível identificar as atividades matemáticas realizadas pelas crianças-alvo em suas residências. As atividades foram analisadas em função da frequência com que ocorriam, do conhecimento matemático nelas envolvidos, sendo classificadas em cinco tipos: lúdica, culinária, escolar, conversação e dinheiro. Os dados mostraram que os tipos de atividades identificadas entre as crianças surdas e ouvintes foram os mesmos. A diferença ocorreu quanto à concentração de atividades, uma vez que entre as crianças ouvintes observou-se uma média de 1,3 atividades por hora, enquanto entre as crianças surdas a média foi de 0,8. Foi visto que atividades matemáticas de conversação foram bem mais frequentes entre as crianças ouvintes do que entre as surdas, como também envolviam uma maior diversidade de conhecimentos matemáticos do que aquelas realizadas pelas surdas. Observou-se também que as crianças surdas tendiam a interagir com um menor número de pessoas nessas atividades do que as ouvintes. As atividades lúdicas e escolares eram as mais frequentes entre as crianças surdas. Em relação aos conhecimentos matemáticos, os dados mostraram que conhecimentos aritméticos foram mais presentes em atividades escolares, e as crianças ouvintes, por sua vez, realizavam atividades que envolviam conhecimentos sobre medidas e grandezas e quantificações, comumente presentes nas atividades de conversação. Os dados desta pesquisa sugerem que a maior diferença presente nas atividades matemáticas realizadas no ambiente familiar pelas crianças surdas e ouvintes se refere à comunicação existente no cotidiano das crianças surdas que parece ser mais limitado em relação à frequência com que ocorrem e em relação à diversidade de atividades e, consequentemente, de conhecimentos matemáticos envolvidos. É possível o nível de conhecimento matemática dessas crianças seja influenciado pela exposição limitada à situações do cotidiano envolvendo a matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência auditiva - Distúrbios da audição em crianças | pt_BR |
dc.subject | Menor com aparelho auditivo normal | pt_BR |
dc.subject | Exercício matemático – Questão matemática | pt_BR |
dc.subject | Casa – Lar - Residência | pt_BR |
dc.title | Examinando as atividades matemáticas realizadas no ambiente familiar : comparando crianças surdas e ouvintes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586420308940450 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9699640984791832 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study analyzes and compares the mathematical activities performed by deaf and hearing children in the home environment. Such a study can contribute to clarifying the gap that deaf children have about mathematical knowledge when compared to hearing children. One explanation for this gap is deafness hinders the interactions and access to important experiences for the understanding of basic mathematical notions. Research with hearing children shows that mathematical activities performed at home contribute to the development of mathematical reasoning, on the other hand, little is known about these activities with deaf children in this context. Due to the pandemic of COVID 19, information about the mathematical activities of deaf and hearing children was obtained through remote interviews with adults responsible for these children. Twenty adults participated in the research, ten of whom were responsible for deaf children and ten of whom were responsible for hearing children. The children who were the target of the interviews were aged between 6 and 12 years, students from 1st to 6th grade of the elementary school in public and private schools. The interviewees were asked to make observations of the target children in the home environment and fill out a record sheet with detailed information about the mathematical activities performed by them, totaling 30 hours of observation with deaf children and 30 hours with hearing children. From these records and interviews with the guardians, it was possible to identify the mathematical activities performed by the target children in their homes. The activities were analyzed according to the frequency, with which they occurred, the mathematical knowledge involved, being classified into five types: play, cooking, school, conversation, and money. The analysis was qualitative and descriptive, based on the nature of the activities described in the interviews and on the observations made by those responsible for the target children. The data showed that the types of activities identified among deaf and hearing children were the same. The difference occurred regarding the concentration of activities since among the hearing children an average of 1.3 activities per hour was observed, while among the deaf children the average was 0.8. Was revealed that conversational mathematical activities were far more frequent among the hearing children than among the deaf children, as they also involved a greater diversity of mathematical knowledge than those performed by the deaf children. It was also observed that deaf children tended to interact with fewer people in these activities than did the hearing children. Play and school activities were the most frequent among the deaf children. Regarding the mathematical knowledge involved in the activities, the data showed that arithmetic knowledge was the most identified, being more present in school activities than in other types, thus typifying the activities of deaf children. The hearing children, in turn, performed activities that involved knowledge about measures and magnitudes and quantifications, commonly present in conversational activities. The data from this research suggests that the biggest difference present in the mathematical activities performed in the family environment by deaf children and listeners refers to the existing communication in the daily life of deaf children that seems to be more limited concerning the frequency with which they occur and to the multiplicity of activities and, consequently, of mathematical knowledge involved. It is possible that one of the factors that may influence the level of the mathematical knowledge of these children is the restricted exposure to everyday situations involving mathematics. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paula Dourado Buarque de Gusmão.pdf | 915,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons