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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45828

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Marcus Costa de-
dc.contributor.authorBRITO, Marco Antonio Rodrigues de-
dc.date.accessioned2022-08-18T23:18:58Z-
dc.date.available2022-08-18T23:18:58Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.date.submitted2022-08-18-
dc.identifier.citationBRITO, Marco Antonio Rodrigues de. Análise da utilização de geradores termoelétricos na recuperação de calor residual de exaustão em um motor de combustão interna. 2017. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45828-
dc.description.abstractOs motores utilizados hoje na maioria dos veículos automotivos são conhecidos por terem rendimento particularmente baixo, entre 20 e 35%. Logo, se faz necessário o desenvolvimento de tecnologias que permitam melhorar este desempenho. A recuperação de calor residual é um dos meios mais promissores de alcançar esta melhoria, visto que cerca de 40% da energia do combustível é descartada como calor nos gases de exaustão. Os geradores termoelétricos têm destaque no campo da recuperação de calor, pois permitem converter energia térmica diretamente em energia elétrica. Neste trabalho, uma modelagem termodinâmica de uma unidade de recuperação de calor foi desenvolvida para conceber um sistema simples que possa ser implementado na indústria automotiva. Tal unidade foi projetada para ser acoplada ao sistema de exaustão de um motor de combustão interna, automotivo bicombustível, cujos dados foram obtidos através de uma parceria com a FCA – FIAT CHRYSLER Automóveis Brasil, com o objetivo de analisar as vantagens de tal sistema. Os materiais escolhidos para os geradores foram os semicondutores Yb14MnSb11 (tipo p) e Si80Ge20 (tipo n) respectivamente. A modelagem foi realizada com o auxílio dos softwares EES e Wolfram Mathematica, permitindo a simulação do dispositivo e a avaliação de seu desempenho. O sistema consiste na utilização de trocadores de calor compactos que utilizam os gases de exaustão como fonte quente e o fluido de arrefecimento do motor como fonte fria. A análise mostrou que para o caso de máxima potência gerada, apesar do baixo rendimento (5,7%) apontado como principal desvantagem destes geradores, foi obtida uma fonte de energia elétrica de cerca de 2,3 kW, mais alta do que outros estudos presentes na literatura têm obtido. Esta alta potência gerada se deve principalmente às temperaturas dos gases serem bastante elevadas, da ordem dos 900 °C. A energia elétrica gerada poderia ser reaproveitada de diversas maneiras, incluindo em dispositivos elétricos no veículo ou ainda ser redirecionada para alimentar a bateria.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGerador termoelétricopt_BR
dc.subjectRecuperação de calor residualpt_BR
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.subjectModelagem termodinâmicapt_BR
dc.subjectGases de exaustãopt_BR
dc.titleAnálise da utilização de geradores termoelétricos na recuperação de calor residual de exaustão em um motor de combustão internapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMICHALEWICZ, Jacek Stanislaw-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2192954386106600pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4157405186898932pt_BR
dc.description.abstractxThe internal combustion engines used today in automotive vehicles are known for having low efficiencies, between 20 and 35%. Hence, it is necessary to develop technologies that would allow to enhance its performance. Waste heat recovery is one of the most promising ways of achieving that, since 40% of fuel energy is rejected as heat in the exhaustion gases. The thermoelectric generators are highlighted in the field of heat recovery for their ability to convert thermal energy directly in electric energy. In this work, a thermodynamical modeling of a heat recovery unit was developed with the goal of conceiving a simple system that could be implemented on the automotive industry. This unity was projected to be coupled to the exhaustion system of a bifuel automotive internal combustion engine, which data were obtained from an association with the FCA – Fiat Chrysler Automotives Brasil, aiming to analyze the advantages of such system. The materials chosen to integrate the generators were the semiconductors Yb14MnSb11 (p-type) e Si80Ge20 (n-type) respectively. The modeling was made with the aid of the softwares EES e Wolfram Mathematica, allowing the numerical simulation of the device and the evaluation of its performance. The system is based on the use of compact heat exchangers that use the exhaustion gases as a heat source and the engine coolant as a heat sink. The analysis showed that for the maximum generated power case, despite the low efficiency pointed as the worst disadvantage of the thermoelectric generators, a power source of 2.3 kW was achieved, higher than other studies in literature have found. This high power is produced mainly to the very high temperatures involved, of about 900 °C, given that the temperature of the heat source is the most important factor on the performance of such system. The amount of electric energy generated could be recovered and used in many ways, including electronical devices in the vehicle, or even to directly supply the battery.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4878832540144866pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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