Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45953

Compartilhe esta página

Título: O uso do Algeplan como recurso didático na aprendizagem da álgebra no ensino fundamental: potencialidades e fragilidades.
Autor(es): SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos
Palavras-chave: Matemática (Ensino fundamental); Álgebra - Estudo e ensino; Aritmética; Jogos educativos
Data do documento: 28-Jun-2018
Citação: SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos. O uso do Algeplan como recurso didático na aprendizagem da álgebra no ensino fundamental: potencialidades e fragilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Partindo da hipótese que a utilização de atividades dinâmicas nas aulas de Matemática pode favorecer a aprendizagem de conteúdos de uma forma mais significativa e prazerosa, apresentamos neste trabalho a análise de uma proposta de atividade didática que utiliza o Algeplan no ensino da Álgebra. Essa proposta foi investigada numa turma de 1ª ano do ensino médio de uma escola Estadual localizada em Bezerros – PE. Desenvolvido com materiais recicláveis, ou de baixo custo, o Algeplan consiste em uma atividade que relaciona figuras geométricas com a álgebra com o objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de equações algébricas. Apresentamos o Algeplan na forma de um jogo que pode ser utilizado desde o 7º ano do Ensino Fundamental, como apoio na introdução de conceitos algébricos aos estudantes, ou mesmo na formação inicial de professores de Matemática como uma proposta de metodologia de ensino. A importância deste estudo se justifica pelas dificuldades que grande parte dos estudantes apresenta na passagem da aritmética para a álgebra e por muitos professores não terem uma formação inicial adequada para lidar com essa transição que traz tantos obstáculos. Através do relato de participantes da experiência sentimos o entusiasmo dos mesmos com a proposta de conduzir o ensino da álgebra por meio de uma atividade mais significativa da álgebra, que pode ser construída pelos próprios estudantes e que pode possibilitar uma aprendizagem em álgebra com mais significado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45953
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons