Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45953

Comparte esta pagina

Título : O uso do Algeplan como recurso didático na aprendizagem da álgebra no ensino fundamental: potencialidades e fragilidades.
Autor : SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos
Palabras clave : Matemática (Ensino fundamental); Álgebra - Estudo e ensino; Aritmética; Jogos educativos
Fecha de publicación : 28-jun-2018
Citación : SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos. O uso do Algeplan como recurso didático na aprendizagem da álgebra no ensino fundamental: potencialidades e fragilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Resumen : Partindo da hipótese que a utilização de atividades dinâmicas nas aulas de Matemática pode favorecer a aprendizagem de conteúdos de uma forma mais significativa e prazerosa, apresentamos neste trabalho a análise de uma proposta de atividade didática que utiliza o Algeplan no ensino da Álgebra. Essa proposta foi investigada numa turma de 1ª ano do ensino médio de uma escola Estadual localizada em Bezerros – PE. Desenvolvido com materiais recicláveis, ou de baixo custo, o Algeplan consiste em uma atividade que relaciona figuras geométricas com a álgebra com o objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de equações algébricas. Apresentamos o Algeplan na forma de um jogo que pode ser utilizado desde o 7º ano do Ensino Fundamental, como apoio na introdução de conceitos algébricos aos estudantes, ou mesmo na formação inicial de professores de Matemática como uma proposta de metodologia de ensino. A importância deste estudo se justifica pelas dificuldades que grande parte dos estudantes apresenta na passagem da aritmética para a álgebra e por muitos professores não terem uma formação inicial adequada para lidar com essa transição que traz tantos obstáculos. Através do relato de participantes da experiência sentimos o entusiasmo dos mesmos com a proposta de conduzir o ensino da álgebra por meio de uma atividade mais significativa da álgebra, que pode ser construída pelos próprios estudantes e que pode possibilitar uma aprendizagem em álgebra com mais significado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45953
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Maria Gisabelle Bezerra dos.pdf1,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons