Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45998
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria Betânia e | - |
dc.contributor.author | MORAES, Anna Rayanne Lins de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T15:35:50Z | - |
dc.date.available | 2022-08-26T15:35:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Anna Rayanne Lins de. A(s) identidade(s) dos/as professores/as de artes visuais: um estudo a partir de três escolas integrais técnicas da GRE Recife Norte. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45998 | - |
dc.description.abstract | Este texto situa-se no campo do ensino das artes visuais para compreender as identidades das/os professoras/es de artes visuais de três escolas integrais técnicas da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte. Dentro desta delimitação buscamos conhecer as/os sujeitas/os docentes de artes visuais no que tange a sua formação e atuação; compreender quais elementos compõe a prática docente destes profissionais a partir dos saberes sinalizados e que dão corpo à construção das identidades docentes, e compreender quais as experiências vividas que contribuíram para o “tornar-se” docente. A pesquisa seguiu os preceitos da pesquisa fenomenológica de Husserl (Dartigues, 2003; Petrelli, 2008), caracterizando-se pelo pertencimento do pesquisador ao universo de pesquisa. Foi realizado um levantamento bibliográfico que além de fontes impressas e legislações, se estendeu a portais de hospedagem virtuais, com destaque aos repositórios de programas de pós-graduação, anais de eventos e BDTD. O embasamento teórico contou com autores como Hall (2006), Bauman (2004), Castells (2018), Dubar (2005) e Tardif (2010), para tratar sobre a formação das identidades e saberes docentes, enquanto Moacyr (1936, 1939a, 1939b, 1940), Romanelli (1985), Saviani (1999), Cunha e Góes (2002), entre outros, nos situaram quanto o histórico do ensino de arte no Brasil. Contribuíram com questões específicas da Educação integral em Pernambuco Magalhães (2008), Henry Jr (2011), Dutra (2013, 2019), entre outros, e os/as docentes que se dispuseram a participar deste trabalho. Portanto esta dissertação auxilia na compreensão da criação das identidades docentes em artes visuais, aprofundando as reflexões sobre como o conjunto das experiências acumuladas ao longo da trajetória pessoal e profissional que são relevantes na formação contínua do/da docente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes Visuais e seus Processos Educacionais, Culturais e Criativos | pt_BR |
dc.subject | Identidade Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte | pt_BR |
dc.subject | Professor de arte | pt_BR |
dc.subject | Professora de arte | pt_BR |
dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
dc.title | A(s) identidade(s) dos/as professores/as de artes visuais : um estudo a partir de três escolas integrais técnicas da GRE Recife Norte | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5764000680526759 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0531466233320912 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | This text is in the field of Visual Arts teaching to understand the identities of the teachers of Visual Arts from three technical schools of the Regional Education Management (Gerência Regional de Educação - GRE) Recife Norte. Within this context we seek to get to know the subjects/teachers of Arts with regard to their training and performance; understand what elements make up the teaching practice of these professionals, and understand their pedagogical practice and their sources of teaching knowledge. The research followed the precepts of Husserl’s phenomenological research (Dartigues, 2003; Petrelli, 2008), it characterized by the researcher's belonging to the research universe. A bibliographic survey was carried out which, in addition to printed sources and legislation, it was extended to virtual hosting portals, with emphasis on the repositories of postgraduate programs, annals of events and BDTD. The theoretical basis included authors such as Hall (2006), Bauman (2004), Castells (2018) and Tardif (2010), to address the formation of identity and teaching knowledge, while Moacyr (1936, 1939a, 1939b, 1940), Romanelli (1985), Saviani (1999), Cunha and Góes (2002), among others, placed us in terms of the history of art education in Brazil. The contributions referring to specific issues of integral education in Pernambuco are by Magalhães (2008), Henry Jr (2011), Dutra (2013, 2019), among others, and the teachers who were willing to participate in this work. Therefore, this dissertation helps in the understanding of the creation of the teaching identity in Visual Arts, deepening the reflections on how the set of experiences accumulated along the personal and professional trajectory that are relevant in the continuing education of the teacher. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Anna Rayanne Lins de Moraes.pdf | 2,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons