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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46097

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Título: Modelos de previsão da severidade dos acidentes viários em rodovias nacionais de Portugal.
Autor(es): SAMPAIO, Eduardo Souza
Palavras-chave: Acidentes de trânsito; Rodovias - Medidas de segurança; Engenharia de transportes
Data do documento: 19-Jul-2018
Citação: SAMPAIO, Eduardo Souza. Modelos de previsão da severidade dos acidentes viários em rodovias nacionais de Portugal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: A análise de dados de sinistralidade rodoviária tem sido usada nas últimas décadas para aperfeiçoar a concessão e o dimensionamento de estradas e veículos, bem como para orientar políticas conducentes à melhoria da segurança rodoviária. Acresce que a redução da gravidade das lesões resultantes de acidentes rodoviários é atualmente um aspecto fundamental a considerar pelas administrações rodoviárias e fabricante de automóveis. Reduzir a sinistralidade é um objetivo social a ser alcançado. Assim, conhecer a série de fatores que contribuem para a ocorrência destes acidentes e também das consequências que estes trazem para os envolvidos é importantíssimo na função de reduzir o número de colisões nas estradas. Fatores como condições da via, geometria da estrada, fator condutor e fator veículo compõem as principais variáveis destes acidentes. O estudo aqui presente pretendeu dar alguma resposta para estas questões. Neste estudo, os modelos de previsão da severidade dos acidentes de viação em estradas nacionais foram desenvolvidos com o auxílio de das equações de estimação generalizadas – EEG. Os elementos viários que os compõem são as interseções de três ramos e os feridos, quantificados de colisões totais, classificados em ferido leve, ferido grave e vítima fatal. Chega-se a uma conclusão, que este trabalho contribui de forma acentuada para a melhoria da segurança rodoviária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46097
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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