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Título : Estudo de problemas metalúrgicos em camisas de moenda em ferro fundido cinzento
Autor : LIRA, Itamar Rodrigues de
Palabras clave : Engenharia mecânica; Ferro fundido cinzento; Propriedades mecânicas; Rechupe secundário
Fecha de publicación : 25-ene-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LIRA, Itamar Rodrigues de. Estudo de problemas metalúrgicos em camisas de moenda em ferro fundido cinzento. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Camisas de moenda frequentemente são fundidas em Ferros fundidos cinzentos, cuja microestrutura e propriedades mecânicas, como resistência à tração das peças fundidas neste processo de elaboração do metal líquido, são determinadas pela composição química, pelo tratamento de inoculação e pela velocidade de resfriamento do processo produtivo. Este trabalho tem como objetivo realizar estudo de problemas metalúrgicos relacionados a variações microestruturais (excesso de carboneto e grafita tipo D) e variações volumétricas (rechupe secundário) na solidificação de peças fundidas em ferro fundido cinzento numa empresa siderúrgica especializada em fundidos para o setor sucroalcooleiro. A metodologia utilizada neste estudo foi o levantamento de literatura relacionado ao tema e a realização de experimentos exploratórios na produção, com o objetivo de solucionar os desvios responsáveis pelo refugo das peças. Neste estudo foi possível verificar a formação de carbonetos (Fe3C) e possíveis ações para mitigar os efeitos desta estrutura nos ferros fundidos cinzentos com %Cr de 0,30 a 0,75%; Eliminar resíduas de alumínio e titânio no metal líquido da ordem de 0,150% (%Ti e/ou %Al) e evitar alterações na microestrutura do ferro fundido cinzento; conhecer e avaliar o efeito das variáveis do processo de inoculação na solidificação e na tendência à formação de rechupes em ferros fundidos cinzentos, entender a formação dos rechupes secundários, e o efeito nocivo de contaminações de cromo, titânio e alumínio, bem como avaliar o efeito das variáveis mais relevantes para mitigar as influencias destes desvios, e propor soluções com a finalidade de minimizar o surgimento de desvios e atuar de forma mais efetiva no controle dos fatores que contribuem para este tipo de problema, os quais geram peças refugadas por resistência a tração abaixo da especificação, formação de carbonetos acima do aceitável e rechupes secundários.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46120
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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