Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46128

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSIMÕES, José Luís-
dc.contributor.authorSOUZA, Elicia Barros Guerra-
dc.date.accessioned2022-09-02T13:15:06Z-
dc.date.available2022-09-02T13:15:06Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.citationSOUZA, Elicia Barros Guerra. Entre o convento e o cárcere: a função educativa da colônia penal feminina do Bom Pastor – Recife/PE (1945-1990). 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46128-
dc.description.abstractEssa pesquisa, inserida no campo das identidades e memórias da Educação, teve por objetivo compreender a função educativa da Colônia Penal Feminina do Recife no período em que essa instituição foi administrada pela Congregação do Bom Pastor, entre os anos de 1945 e 1990, sobretudo no que diz respeito à percepção da sociedade acerca desse regime educativo proposto pelas religiosas às mulheres em situação de privação de liberdade. Utilizamos Goffman (1974) e (2004) como principal marco teórico. A pesquisa seguiu os parâmetros qualitativo-descritivo segundo Minayo (2002), utilizando os documentos, no seu sentido mais amplo, como fonte para a pesquisa historiográfica conforme defendido por Le Goff (1994) e tratando as fontes encontradas, predominantemente, com o uso da análise documental conforme Ludke; André (2018) e Bacellar (2008). Os resultados obtidos nos mostraram que a função educativa se manifesta em dois pilares distintos, mas complementares. De um lado se buscava uma regeneração moral e de outro se buscava a formação profissional da detenta. Além disso, verificou-se que tal modelo, ao menos aos olhos da mídia impressa à época, era bastante prestigiado sendo as críticas sofridas pela Congregação do Bom Pastor motivadas antes pela precariedade material que se instalou na Unidade do que por divergências essenciais em relação à filosofia de trabalho das irmãs. Sendo assim, concluímos que a despeito das dificuldades de ordem prática, a Congregação do Bom Pastor teve o mérito de manter uma constância de objetivos, métodos e princípios capaz de dar concretude e solidez a um desafiador projeto de prisão que não se mostrou tão duradouro em várias outras regiões do país.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCárcere Femininopt_BR
dc.subjectPresas Políticaspt_BR
dc.subjectColônia Penal do Bom Pastor – Recife - Pernambucopt_BR
dc.subjectCongregação do Bom Pastor – Recife - Pernambucopt_BR
dc.titleEntre o convento e o cárcere : a função educativa da colônia penal feminina do Bom Pastor – Recife/PE (1945-1990)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1364560023094278pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1520982273735802pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research, inserted in the field of identities and memories of Education, aimed to understand the educational function of the Female Penal Colony of Recife in the period in which this institution was administered by the Congregação do Bom Pastor, between 1945 and 1990, especially in the which concerns society's perception of this educational regime proposed by the religious to women in a situation of deprivation of liberty. We use Goffman (1974) and (2004) as the main theoretical framework. The research followed the qualitative-descriptive parameters according to Minayo (2002), using the documents, in their broadest sense, as a source for historiographical research as defended by Le Goff (1994) and treating the sources found, predominantly, with the use of document analysis according to Ludke; André (2018) and Bacellar (2008). The results obtained showed us that the educational function is manifested in two distinct but complementary pillars. On the one hand, there was a search for moral regeneration and on the other, the professional training of the detainee was sought. In addition, it was found that this model, at least in the eyes of the print media at the time, was quite prestigious and the criticisms suffered by the Congregation of the Good Shepherd were motivated more by the material precariousness that was installed in the Unit than by essential divergences in relation to the sisters' work philosophy. Therefore, we conclude that, despite the practical difficulties, the Congregation of the Good Shepherd had the merit of maintaining a constancy of objectives, methods and principles capable of giving concreteness and solidity to a challenging prison project that did not prove to be so lasting in several other regions of the country.pt_BR
dc.description.abstractxEsta investigación, inserta en el campo de las identidades y memorias de la Educación, tuvo como objetivo comprender la función educativa de la Colonia Penal Femenina de Recife en el período en que esta institución era administrada por la Congregação do Bom Pastor, entre 1945 y 1990, especialmente en la que atañe a la percepción que tiene la sociedad de este régimen educativo propuesto por las religiosas a las mujeres en situación de privación de libertad. Utilizamos Goffman (1974) y (2004) como marco teórico principal. La investigación siguió los parámetros cualitativos-descriptivos según Minayo (2002), utilizando los documentos, en su sentido más amplio, como fuente para la investigación historiográfica como defiende Le Goff (1994) y tratando las fuentes encontradas, predominantemente, con el uso de análisis de documentos según Ludke; André (2018) y Bacellar (2008). Los resultados obtenidos nos mostraron que la función educativa se manifiesta en dos pilares distintos pero complementarios. Por un lado se buscaba la regeneración moral y por otro se buscaba la formación profesional del detenido. Además, se constató que este modelo, al menos a los ojos de la prensa escrita de la época, tenía bastante prestigio y las críticas que sufrió la Congregación del Buen Pastor fueron motivadas más por la precariedad material que se encontraba instalada en la Unidad. que por divergencias esenciales en relación con la filosofía de trabajo de las hermanas. Por tanto, concluimos que, a pesar de las dificultades prácticas, la Congregación del Buen Pastor tuvo el mérito de mantener una constancia de objetivos, métodos y principios capaces de dar concreción y solidez a un desafiante proyecto penitenciario que no resultó tan duradero en varias otras regiones del país.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Elicia Barros Guerra Souza.pdf5,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons