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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46162

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dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorMÉLO FILHO, Josemar Beserra de-
dc.date.accessioned2022-09-05T12:53:19Z-
dc.date.available2022-09-05T12:53:19Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.citationMÉLO FILHO, Josemar Beserra de. Sequência de ensino investigativa: estudo experimental de uma situação problema envolvendo um plano inclinado. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46162-
dc.description.abstractO aspecto motivador para o desenvolvimento deste trabalho deu-se pela percepção de que o estudo do plano inclinado no Ensino Médio é desenvolvido com uma ênfase excessiva na aplicação de fórmulas, e com isso, alguns conceitos importantes não são estudados pelos alunos. A partir dessa motivação, produzimos uma Sequência de Ensino Investigativa, cujo seus aspectos são fundamentados por Carvalho (2013), e aplicamos um problema específico do plano inclinado em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, com a pretensão de entender como essa Sequência poderia contribuir para aprendizagem de conceitos físicos. No decorrer deste trabalho desenvolvemos modelos conceituais e matemáticos que descrevem e explicam o experimento que utilizamos. Nossa pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e a coleta de dados se deu ao longo da aplicação da Sequência Didática, onde aplicamos 3 questionários relacionados: às práticas experimentais, à interpretação das equações envolvidas, às situações sociais em que são utilizados os planos inclinados. Foi possível perceber que os alunos evoluíram na utilização do vocabulário científico, partindo de conhecimentos do cotidiano para o científico, e, em termos conceituais percebemos que o entendimento com maior desenvoltura foi o da força de atrito. Esperávamos também, que os alunos compreendessem o procedimento experimental em termos das energias envolvidas, e o não aparecimento desse conceito nas respostas provavelmente se deu pelo pouco tempo disponível para poder sistematizar o conhecimento, e as poucas aulas acompanhadas pelos alunos ao longo de 2021, que interferiu diretamente na aprendizagem dos conhecimentos prévios necessários para o acompanhamento da Sequência de Ensino Investigativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanos inclinados (Psicologia)pt_BR
dc.subjectDidática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagem experimental – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleSequência de ensino investigativa : estudo experimental de uma situação problema envolvendo um plano inclinadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1429410916963777pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe motivating aspect for the development of this work was the perception that the study of the inclined plane in High School is developed with an excessive emphasis on the application of formulas, and with that, some important concepts are not studied by the students. Based on this motivation, we produced an Investigative Teaching Sequence, whose aspects are supported by Carvalho (2013), and we applied a specific problem of the inclined plane in a class of the first year of high school, with the intention of understanding how this Sequence could contribute to the learning of physics concepts. In the course of this work we developed conceptual and mathematical models that describe and explain the experiment we used. Our research has a qualitative approach, the data collection took place throughout the application of the Didactic Sequence, where we applied 3 questionnaires related to: experimental practices, interpretation of the equations involved, and social situations in which inclined planes are used. It was possible to notice that the students evolved in the use of scientific vocabulary, starting from everyday knowledge to the scientific one, and, in conceptual terms, we realized that the understanding with greater ease was the friction force. We also hoped that students would understand the experimental procedure in terms of the energies involved, and the non-appearance of this concept in the answers was probably due to the short time available to systematize the knowledge, and the few classes followed by students throughout 2021, which it directly interfered in the learning of the necessary prior knowledge to follow the Investigative Teaching Sequence.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

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