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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46177

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJERÔNIMO, Taciana Barros-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Tarcísio José de-
dc.date.accessioned2022-09-05T16:03:59Z-
dc.date.available2022-09-05T16:03:59Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tarcísio José de. Análise do Prodema Doutorado em rede da UFPE: uma avaliação do seu funcionamento sob a ótica da qualidade percebida. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46177-
dc.description.abstractA dissertação tem como objetivo analisar a qualidade do serviço ofertado do Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento e meio ambiente – PRODEMA, nível doutorado em REDE da Universidade Federal de Pernambuco sob a ótica da Qualidade Percebida. Foram abordados temas como: A Qualidade em serviços, Qualidade percebida, Avaliação da Qualidade percebida, A gestão da Pós-Graduação da Universidade pública no Brasil, Gestão da Qualidade de Pós-Graduação. Na metodologia foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem que envolve a qualidade percebida, as dimensões encontram-se adaptadas de acordo com o que se propõe a pesquisa e se caracterizará como qualitativa, de uma natureza subjetiva apresentando uma descrição detalhada dos fenômenos e elementos, analisando discursos, significados e contextos, valendo-se dos meios de investigação de dados documentais, bibliográficos e da estratégia do estudo de caso. A qualidade percebida prevê que os dados sejam objeto de coleta e análise integradas ao modelo Service Performance – SERVPERF onde estão prevista as cinco principais dimensões da qualidade do serviço que são: confiabilidade, tangibilidade, sensibilidade, segurança e empatia (PARASURAMAN et al. 1985). No qual é posto em prática com os participantes da pesquisa, realizada de forma online devido à pandemia de Corona vírus Covid 19 através de Questionários enviado pelo Google Forms aos Egressos do curso, Discentes, Técnicos administrativos e docentes. O trabalho envolveu análise de conteúdo dos dados obtidos através dos questionários e a utilização da escala LIKERT com valores de 1 a 5, sendo 1 fortemente em desacordo, 2 desacordo, 3 indiferente, 4 acordo e 5 fortemente em acordo. Como resultado, fica claro que as principais métricas estabelecidas pela CAPES para programas em Rede são atendidas satisfatoriamente pelos questionários respondidos, com pequena rejeição a dimensão tangibilidade o que torna uma boa parte das respostas ser indiferente. As demais dimensões reciprocidade, segurança, confiabilidade e empatia atendem praticamente a todos os clientes de forma satisfatória. Foram identificadas áreas que necessitam de ajustes, inovações e melhorias principalmente referentes à dimensão tangibilidade para que se possa ter uma satisfatória formação profissional dos discentes de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFPE. A Qualidade percebida também estabeleceu uma compreensão mais clara do que funciona bem no PRODEMA, doutorado em REDE da UFPE. Pretende-se realizar estudos futuros sobre o tema e disseminar seus resultados no âmbito de outros programas de pós-graduação da REDE.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQualidade - educaçãopt_BR
dc.subjectQualidade dos serviçospt_BR
dc.subjectGestão da qualidade total na educaçãopt_BR
dc.titleAnálise do Prodema Doutorado em rede da UFPE : uma avaliação do seu funcionamento sob a ótica da qualidade percebidapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2924172674080383pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2020621017959518pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe dissertation aims to analyze the quality of the service offered by the Postgraduate Program in development and environment - PRODEMA, doctorate level in NETWORK at the Federal University of Pernambuco from the perspective of Perceived Quality. Topics such as: Service Quality, Perceived Quality, Perceived Quality Assessment, Postgraduate Management at a Public University in Brazil, Postgraduate Quality Management, was addressed. In the methodology, a research was developed with an approach that involves the perceived quality, the dimensions are adapted according to what the research proposes and will be characterized as qualitative, of a subjective nature presenting a detailed description of the phenomena and elements, analyzing discourses, meanings and contexts, using the means of investigation of documentary and bibliographic data and the case study strategy. The perceived quality predicts that the data are object of collection and analysis integrated to the Service Performance model - SERVPERF where the five main dimensions of service quality are foreseen, which are: reliability, tangibility, sensitivity, security and empathy (PARASURAMAN et al. 1985). In which it is put into practice with the participants of the survey, carried out online due to the corona virus Covid 19 pandemic through Questionnaires sent by google Forms to the graduates of the course, students, administrative technicians and teachers. The work involved content analysis of the data obtained through the questionnaires and the use of the LIKERT, scale with values from 1 to 5, being 1 strongly disagree, 2 disagree, 3 indifferent, 4 agree and 5 strongly agree. As a result, it is clear that the main metrics established by CAPES for Network programs are satisfactorily met by the questionnaires answered, with little rejection of the tangibility dimension, which makes a good part of the answers to be indifferent. The other dimensions reciprocity, security, reliability and empathy serve practically all customers satisfactorily. Areas that need adjustments, innovations and improvements were identified, mainly referring to the tangibility dimension, in order to have a satisfactory professional training of Postgraduate students in Development and Environment/UFPE. Perceived Quality also established a clearer understanding of what works well at PRODEMA, PhD in NETWORK at UFPE. It is intended to carry out future studies on the subject and disseminate their results within the scope of other graduate programs of the REDE.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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