Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46190

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGALINDO, Wedna Cristina Marinho-
dc.contributor.authorLINS, Raiza Cicera Soares-
dc.date.accessioned2022-09-06T12:13:48Z-
dc.date.available2022-09-06T12:13:48Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationLINS, Raiza Cicera Soares. Práticas profissionais de psicólogas em CREAS no âmbito do abuso sexual infantil. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46190-
dc.description.abstractA atuação da psicologia no acompanhamento de crianças vítimas de abuso sexual no Creas envolve o trabalho em equipe e assume características específicas, distintas da prática da psicologia em consultório privado, modelo consolidado desde a regulamentação da profissão no país. A clássica resposta da psicologia à questão conta com um profissional autônomo realizando psicoterapia, cuja atenção prioritária volta-se aos aspectos intrapsíquicos das crianças vítimas. Com a criação da política nacional de assistência social, profissionais de psicologia passaram a atuar nos casos de abuso sexual infantil que chegam ao Creas, o que demanda outra prática. A pesquisa teve como objetivo compreender as práticas profissionais realizadas por psicólogas em Creas de dois municípios da Região Metropolitana do Recife diante do abuso sexual infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contou com a participação de seis psicólogas a partir de entrevista semiestruturada. O Método Fenomenológico de Pesquisa em Psicologia orientou a construção e análise dos dados. A compreensão do sentido geral de cada psicóloga sobre sua experiência possibilitou a identificação da estrutura geral da experiência, que nomeamos como prática articulada. A prática psicológica frente aos casos de abuso sexual infantil no Creas é articulada a diversos atores sociais - família, equipe, rede. Caracteriza-se por intervenções situadas e intersetoriais, que têm contribuído com o suporte socioassistencial da criança e de sua família. As profissionais referem fragilidades na gestão da política que envolve desde aporte de recursos à orientação político-institucional, incluindo-se a precarização das condições de trabalho. Não identificamos movimentos das profissionais na direção de aprofundar entendimento dessa realidade e/ou ações na direção de sua mudança, mesmo diante dos desafios encontrados no serviço.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicólogas – Prática profissionalpt_BR
dc.subjectAbuso sexualpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.titlePráticas profissionais de psicólogas em CREAS no âmbito do abuso sexual infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4325572096735318pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2261625023363852pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxThe role of psychology in monitoring child victims of sexual abuse in Reference Center for Specialized Social Assistance (Creas in Portuguese acronym) involves teamwork and adopts specific characteristics, which differ from the psychology practice in private office setting, a consolidated model since profession regulation in the country. Psychology's classic approach to this subject involves a self-employed psychotherapist, whose primary focus is on the child victims' intrapsychic aspects. With the establishment of the national social welfare policy, psychology professionals began to work on cases of child sexual abuse that were brought to Creas, demanding a different approach. The research aimed to understand the practices carried out by psychologists at Creas in two municipalities in the Metropolitan Region of Recife in regard to child sexual abuse. This qualitative research was carried out by six psychologists using semi-structured interviews. The Phenomenological Method of Research in Psychology has guided the data construction and analysis. The understanding of the general meaning of each psychologist about their own experience made it possible to identify the overall structure of the experience, which we refer to as articulated practice. The psychological practice facing cases of child sexual abuse in Creas is articulated with multiple social actors - family, team, network. It is featured by contextualized and intersectoral interventions, which have been contributing to the social welfare support for both the child and the family. The professionals point out the weaknesses in policy management, which involves everything from resource allocation to political-institutional orientation, including the poor working conditions. We did not identify any moves by the professionals towards a deeper understanding of this reality and/or actions to change it, even when faced with the challenges found in the service.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Raiza Cicera Soares Lins.pdf976,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons