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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46221
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, João Roberto Ratis Tenório da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Taynara Vieira de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T15:25:13Z | - |
dc.date.available | 2022-09-06T15:25:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Taynara Vieira de Melo. Funções inibidoras e promotoras de signos no processo de elaboração de uma aula sobre o conceito de elemento químico por professores em formação inicial. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46221 | - |
dc.description.abstract | Este estudo se propõe a investigar como estudantes de um curso de licenciatura em química mobilizam conhecimentos para elaboração de uma aula remota sobre o conceito de elemento químico a partir do papel mediador e regulador dos signos sendo estes símbolos, ícone e índice. Partimos da premissa de que a aprendizagem é um processo dinâmico, sendo mediado por signos. Estes são divididos em três categorias: ícones, índices e símbolos. Assim, investigamos como um grupo de quatro estudantes elaborou uma aula de forma remota pelo google meet. A presente pesquisa teve uma metodologia de natureza qualitativa, os participantes manipulavam determinados tipos de signos, os quais agiram como inibidores ou promotores no processo de elaboração de uma aula. A pesquisa passou por quatro etapas na coleta de dados: 1) Registro em vídeo de uma intervenção ministrada pela pesquisadora de forma síncrona pelo google meet sobre o conceito de elemento químico; 2) Proposição de um ambiente virtual no google classroom, montado pelo grupo de 4 estudantes que ficaram responsáveis em elaborar uma aula sobre o conteúdo de elemento químico, além de uma aula no ambiente virtual do google classroom; 3) Acompanhamento com registro em vídeo de uma intervenção síncrona, ministrada pelo grupo de estudantes, a partir do google meet sobre o conteúdo de elemento químico e por último, na etapa 4) Realizamos uma entrevista semiestruturada com os participantes sobre o processo de elaboração do momento síncrono que eles ministraram, bem como sobre a criação das atividades no ambiente virtual do google classroom. Na análise, tomamos como inspiração o método a partir do TEM (modelo de equifinalidade e trajetórias) traçamos uma mini trajetória do caminho de mobilização de significados, em que identificamos os pontos de bifurcação e a função dos signos em cada momento de tensão como promotor ou inibidor no processo de elaboração da aula pelos participantes. A partir dos dados analisados, identificamos tanto signos que agiram como mediadores, como também reguladores para a construção da aula remota. Estes foram utilizados na construção de significados sobre o conteúdo de elemento químico. Os três tipos de signos classificados de acordo com Pierce, como ícone, índice e símbolo, surgiram em todo momento da aula. Destacamos que os participantes manusearam com mais frequência signos que agiram como mediadores, logo, concluímos que a presente 5 pesquisa alcançou os objetivos traçados, ao se analisar, pelo ponto de vista da psicologia cultural semiótica, o processo de mobilização de significados sobre o conceito de elemento químico a partir da mediação e regulação de signos para elaboração de uma aula remota. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Significação (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Teoria da bifurcação | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação – Caruaru-PE | pt_BR |
dc.subject | Ensino à distância | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Funções inibidoras e promotoras de signos no processo de elaboração de uma aula sobre o conceito de elemento químico por professores em formação inicial | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1461272073355330 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2659442558566241 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study proposes to investigate how students of a degree course in chemistry mobilize knowledge for the elaboration of a remote class on the concept of chemical element from the mediating and regulating role of signs being these symbols, icon and index. We start from the premise that learning is a dynamic process, being mediated by signs. These are divided into three categories: icons, indexes and symbols. Thus, we investigated how a group of four students created a class remotely through google meet. The present research had a methodology of qualitative nature, the participants manipulated certain types of signs, which acted as inhibitors or promoters in the process of elaboration of a class. The research went through four stages of data collection: 1) Video recording of an intervention given by the researcher synchronously by google meet on the concept of chemical element; 2) Proposition of a virtual environment in google classroom, assembled by the group of 4 students who were responsible for preparing a class on the content of chemical element, in addition to a class in the virtual environment of google classroom; 3) Monitoring with video recording of a synchronous intervention, given by the group of students, from google meet on the content of chemical element and finally, in step 4) We conducted a semi-structured interview with the participants about the process of elaborating the chemical element. synchronous moment they taught, as well as about the creation of activities in the google classroom virtual environment. In the analysis, we took as inspiration the method from the TEM (model of equifinality and trajectories) we traced a mini trajectory of the path of mobilization of meanings, in which we identify the bifurcation points and the function of the signs in each moment of tension as promoter or inhibitor in the process of elaboration of the class by the participants. From the analyzed data, we identified both signs that acted as mediators, as well as regulators for the construction of the remote classroom. These were used in the construction of meanings about the chemical element content. The three types of signs classified according to Pierce, as icon, index and symbol, appeared throughout the class. We emphasize that the participants more frequently handled signs that acted as mediators, so we concluded that the present research achieved the objectives set, when analyzing, from the point of view of semiotic cultural psychology, the process of mobilizing meanings about the concept of element chemistry from the mediation and regulation of signs for the elaboration of a remote class. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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