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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46246

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARMONA, Charles Ulises de Montreuil-
dc.contributor.authorFERREIRA, Priscila Cristine Pacheco-
dc.date.accessioned2022-09-08T13:19:51Z-
dc.date.available2022-09-08T13:19:51Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.citationFERREIRA, Priscila Cristine Pacheco. Influência do lobbying no processo de constituição do International Sustainability Standards Board (ISSB). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46246-
dc.description.abstractA Fundação IFRS identificou uma demanda por normas para padronização de relatórios de sustentabilidade. A consulta às partes culminou no Consultation Paper on Sustainability Reporting, documento de consulta para criar um novo normatizador, o International Sustainability Standards Board (ISSB). O documento resultou no recebimento de 577 comments letters oriundas de 46 países. O resultado foi a criação, em novembro de 2021, do conselho sob a governança da Fundação IFRS e correspondendo ao primeiro conselho criado pela fundação após o IASB. O objetivo do ISSB é ser um padronizador de normas para divulgação de sustentabilidade e buscar uma convergência entre as jurisdições. Contudo, durante o seu desenvolvimento houve pontos de debates, como a criação de normas para atender e reportar o impacto das organizações no meio ambiente e na sociedade (Materialidade Dupla) ou um foco em desenvolver padrões para retratar o que seria relevante para entidade que relata (Materialidade Financeira). Além da abordagem inicial a ser adotada, informações financeiras relacionadas ao clima ou informações de sustentabilidade mais amplas, englobando outros aspectos ESG. O processo de consulta às partes garante a legitimidade, porém é um processo político sujeito a influência de grupos com interesse na aprovação de normas mais favoráveis. Diante disso, este estudo investigou o lobby na criação do ISSB, quais grupos de interesse, tipos de argumentos e país de origem foram utilizadas para buscar o acolhimento da opinião apresentada. A primeira parte do estudo corresponde à utilização da pesquisa qualitativa, através da aplicação da técnica análise de conteúdo nas comments letters. A segunda parte utiliza métodos estatísticos, estatística descritiva e aplicação da regressão logística, para investigar de que maneira ocorreu a constituição do ISSB. Os resultados indicaram a existência de uma influência significativa do grupo de profissionais contábeis na constituição do ISSB, embora o maior número de envios fosse de preparadores de relatórios, composto por empresas e suas associações. A não influência de empresas na proposta pode representar a busca apenas pela legitimidade através do selo ESG, porém sem envolvimento efetivo na temática. Também a pouca participação de investidores na proposta introduz o questionamento do público alvo ser voltado para tais usuários.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectTeoria da regulaçãopt_BR
dc.subjectInformações financeiraspt_BR
dc.titleInfluência do lobbying no processo de constituição do International Sustainability Standards Board (ISSB)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3284262039338801pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7405613985962104pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Contabeispt_BR
dc.description.abstractxThe IFRS Foundation has identified a demand for standards to standardize sustainability reporting. The consultation with the parties culminated in the Consultation Paper on Sustainability Reporting, a consultation document to create a new standard-setter, the International Sustainability Standards Board (ISSB). The document resulted in the receipt of 577 comment letters from 46 countries. The result was the creation, in November 2021, of the board under the governance of the IFRS Foundation and corresponding to the first board created by the foundation after the IASB. The ISSB's objective is to be a standard-setter for sustainability disclosure and to seek convergence across jurisdictions. However, during its development there were points of debate, such as the creation of standards to meet and report the impact of organizations on the environment and society (Dual Materiality) or a focus on developing standards to portray what would be relevant for the reporting entity. (Financial Materiality). In addition to the initial approach to be taken, climate-related financial information or broader sustainability information, encompassing other ESG aspects. The process of consulting the parties guarantees legitimacy, but it is a political process subject to the influence of groups with an interest in the approval of more favorable rules. Therefore, this study investigated the lobbying in the creation of the ISSB, which interest groups, types of arguments and country of origin were used to seek acceptance of the opinion presented. The first part of the study corresponds to the use of qualitative research, through the application of the content analysis technique in the comments letters. The second part uses statistical methods, descriptive statistics and application of logistic regression, to investigate how the ISSB was constituted. The results indicated the existence of a significant influence of the group of accounting professionals in the constitution of the ISSB, although the largest number of submissions were from report preparers, composed of companies and their associations. The non-influence of companies in the proposal may represent the search only for legitimacy through the ESG seal, but without effective involvement in the theme. Also, the low participation of investors in the proposal introduces the questioning of the target audience being aimed at such users.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

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