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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46258
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Katharine Ninive Pinto | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Emanuelle de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-08T15:15:46Z | - |
dc.date.available | 2022-09-08T15:15:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Emanuelle de Souza. Os significados das inovações tecnológicas na organização do trabalho pedagógico do ensino médio na rede estadual de educação de Pernambuco. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46258 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objeto de estudo do papel das inovações tecnológicas na organização do trabalho pedagógico das escolas estaduais de Pernambuco que ofertam o Ensino Médio. Seu objetivo geral foi compreender quais são os significados atribuídos às inovações tecnológicas na organização do trabalho pedagógico do ensino médio na rede estadual de educação de Pernambuco. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa se orientou pela perspectiva teórico metodológica crítico-dialética em associação com a Análise de Discurso (AD) pecheutiana. Conduzimos um estudo de natureza bibliográfica e empírica voltado a compreensão das relações estabelecidas entre trabalho, educação e tecnologia e seus desdobramentos na organização do trabalho pedagógico. Tomou-se como ponto de partida a identificação de tendências de intensificação e precarização do trabalho docente em curso na política de reestruturação do ensino médio em Pernambuco apontadas em trabalhos como os de Benittes (2014) e Santos (2016). A delimitação do objetivo de pesquisa resultou da identificação de discursos apologéticos sobre a incorporação de recursos tecnológicos na organização do trabalho pedagógico que, no plano discursivo, posicionam as tecnologias digitais como as grandes protagonistas das transformações almejadas na educação em consonância com as novas determinações políticas e socioeconômicas impostas pelo modo de produção capitalista, principalmente a partir dos anos de 1970. Assim, a partir de Harvey (2013, 2016, 2018); Barreto (2016, 2018, 2020) pesquisa desenvolvida parte de uma leitura contra-hegemônica sobre a inserção de tecnologias digitais no contexto escolar, defende a necessidade de pensar essa relação levando-se em conta que as transformações do modo de produção capitalista são o fundamento material de onde partem as reformas impostas à educação e com elas a expropriação do trabalho docente. A partir das contribuições de Alves (2011) a pesquisa demonstrou ainda como o modelo de organização gerencial baseado no Toyotismo atua para “capturar” a subjetividade dos trabalhadores a fim de torná-la produtiva ao Capital e qual o papel atribuído as tecnologias nesse cenário. Nesse processo de caracterização dos mecanismos utilizados para produzir as formas de adesão dos trabalhadores a lógica imposta nos valemos de autores do campo da psicanálise como Safatle (2018, 2020) e Dunker (2017). Com a pesquisa realizada compreendemos que as reformas e novas determinações prescritas para a inserção de tecnologias digitais no ensino médio pernambucano: a. respondem a um processo de substituição do trabalho docente ao mesmo tempo em que intensifica o trabalho através da diluição das barreiras já porosas entre vida profissional e vida pessoal; b. contribuem para que os recursos tecnológicos inseridos na escola sejam utilizados em favor de uma flexibilização do trabalho pedagógico promovendo novas formas de gestão desse trabalho em consonância com os processos de precarização do trabalho; c. viabilizam formas de organização do trabalho como controle e vigilância que impulsionam os sujeitos a construir identificações cada vez mais profundas com as tarefas propostas, em busca de uma alta performance e para tanto, orientando-os a demostrar capacidade para inovar, modernizar e propor soluções aos desafios presentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologias digitais – ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Docentes – trabalho - precarização | pt_BR |
dc.subject | Educação - Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Os significados das inovações tecnológicas na organização do trabalho pedagógico do ensino médio na rede estadual de educação de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0084782987024485 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6464562533995452 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research object of study is the insertion of technological innovations, especially digital technologies in the organization of pedagogical work in Pernambuco state high schools. It mainly aims to understand which meanings attributed to technological innovations in the organization of pedagogical work throughout Pernambuco state high schools. To achieve the proposed objective, we used the critical-dialectical methodological theoretical perspective in association with Pecheutian discourse analysis (DA). We conducted a bibliographic and empirical study to understand the relationships established between work, education and technology moreover their consequences in the organization of pedagogical work. The start point was identifying the intensification trends and precarious teaching work on the policy of high school restructuration in Pernambuco state, such as Benittes (2014) and Santos (2016) pointed out in their works. We got the research objective delimitation by identifying apologetic discourses about incorporation of technological resources in the organization of pedagogical work that, in the discursive view, positions digital technologies as the great protagonists on the desired transformations in education, according to the new political determinations and Socioeconomic imposed by the capitalist mode of production, especially from the 1970s on. So, from Harvey (2013, 2016, 2018); Barreto (2016, 2018, 2020) the developed research uses a counter-hegemonic reading about the insertion of digital technologies in the school context and it defends the necessity of thinking about this relationship – taking on mind that the transformations in the capitalist production system is the beginning to the reformulations imposed on education and with them the teaching work expropriation came. From Alves (2011) contributions, the research also demonstrated how the model of management organization, based on Toyotism, acts to “capture” the subjectivity of workers in order to make it productive to the Capital and what the role attributed to technologies in this scenario is. In this process of characterizing the mechanisms used to produce the workers adhesion ways to the imposed logic, we used authors in psychoanalysis perspective such as Safatle (2018, 2020) and Dunker (2017). When the research finish, we understand that the reforms and new prescribed determinations for the insertion of digital technologies in Pernambuco state high schools: a. they respond to a process of replacing teaching work while intensifying work by diluting the fragile barriers between professional life and personal life; b. they contribute to inserted technological resources in the school go pro a flexibility of pedagogical work, promoting new forms of managing this work in line with the processes of precarious work; c. they enable forms to organize work as a control and surveillance that boost people to build increasingly deep identifications with the proposed tasks, seeking high performance and to this, guiding them to demonstrate the ability to innovate, modernize and propose solutions to actual challenges. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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