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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46299

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles-
dc.contributor.authorSOARES, Karla Hellen Dias-
dc.date.accessioned2022-09-09T12:22:04Z-
dc.date.available2022-09-09T12:22:04Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationSOARES, Karla Hellen Dias. Educação em enfermagem stricto sensu na modalidade remota: vivências de docentes e discentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46299-
dc.description.abstractA COVID-19 alterou o contexto sócio-político-econômico-educacional do mundo inteiro, o distanciamento social necessário a tentativa de frear as inúmeras mortes ocasionadas pelo SARS-CoV-2, exigiu das instituições de ensino a reflexão e renovação da prática pedagógica, requerendo de docentes e discentes a aquisição da fluência digital com vistas a dar continuidade a educação em Enfermagem na pós-graduação stricto sensu. A pesquisa tem por objetivo analisar as vivências de docentes e discentes na educação em Enfermagem stricto sensu na modalidade remota. Trata-se de um estudo descritivo interpretativo de abordagem qualitativa. A população do estudo foi composta pelos docentes e discentes de dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem situados no Nordeste do Brasil. A seleção dos participantes baseou-se na técnica de amostragem intencional. Para a definição do número de participantes que compuseram a amostra foi utilizado o critério de saturação teórica, totalizando 37 participantes, desses, 25 discentes e 12 docentes. A construção dos dados ocorreu mediante aplicação de instrumento para a caracterização dos participantes, elaborado no Google Forms e enviado via e-mail, e entrevistas com uso de roteiro semiestruturado, realizada via Plataforma Google Meet. O material foi transcrito, validado e posteriormente submetido à técnica de Análise Temática de Braun e Clarke composta por seis fases: familiarização dos dados; geração de códigos iniciais; pesquisa de temas; revisão de temas; definição e nomenclatura de temas e produção do relatório. Os discursos foram categorizados manualmente. A análise dos dados deu origem a nove temas, os quais revelaram que as vivências de docentes e discentes na educação em Enfermagem na modalidade remota foram permeadas por desafios e possibilidades nas etapas de planejamento, implementação, avaliação e orientação de dissertações e teses. A formação em stricto sensu mediada por tecnologias requereu o abandono de práticas e concepções tradicionais acerca do ato de ensinar e aprender, anunciando que ainda há vestígios de autoritarismo docente na academia; assim como há também a necessidade de educação permanente destes, sendo urgente a aplicação de práticas inovadoras no fazer pedagógico. Observou-se que o distanciamento físico produz impacto na interação docente-discente. A ausência de domínio das tecnologias, pelos docentes, ocasionou a reprodução de ações do ensino presencial no ambiente online, conferindo sobrecarga de atividades e avaliações ao discente. Dificuldades acerca das condições de estudo também emergiram nas falas discentes, evidenciando a necessidade de garantia de equidade para o alcance de uma formação de qualidade. Acerca das possibilidades, o ensino remoto proporcionou o aprendizado e a consequente adoção de diferentes estratégias educacionais aplicadas no processo ensino-aprendizagem; conferiu maior autonomia ao discente; proporcionou ultrapassar as barreiras geográficas, garantindo maior acessibilidade e facilidade no intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores de diferentes localidades; e o reconhecimento da orientação virtual como grande ponto positivo do ensino remoto. Infere-se que a modalidade remota na educação em Enfermagem stricto sensu de qualidade, é viável e possível, embora necessite de adequações. Além disso, pode proporcionar a imersão de discentes, residentes em localidades distantes aos programas de pós-graduação, tornando-os propulsores de ciência nos espaços geográficos nos quais estão inseridos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectEducação de pós-graduação em enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.titleEducação em enfermagem stricto sensu na modalidade remota : vivências de docentes e discentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1654754807553635pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8814068290329233pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxCOVID-19 has changed the socio-political-economic-educational context around the world, the social distance necessary to try to stop the countless deaths caused by SARS-CoV-2, demanded from educational institutions the reflection and renewal of pedagogical practice, requiring professors and students to acquire digital fluency in order to continue nursing education in stricto sensu graduate programs. The research aims to analyze the experiences of teachers and students in stricto sensu Nursing education in the remote modality. This is an interpretative descriptive study with a qualitative approach. The study population consisted of professors and students from two Stricto Sensu Graduate Nursing Programs located in the Northeast of Brazil. The selection of participants was based on the intentional sampling technique. To define the number of participants who made up the sample, the theoretical saturation criterion was used, totaling 37 participants, of which 25 students and 12 professors. The construction of the data took place through the application of an instrument for the characterization of the participants, prepared in Google Forms and sent via email, and interviews using a semi-structured script, carried out via the Google Meet Platform. The material was transcribed, validated and subsequently submitted to the Braun and Clarke Thematic Analysis technique, comprising six phases: data familiarization; generation of initial codes; topic research; topic review; definition and nomenclature of topics and production of the report. The speeches were manually categorized. Data analysis gave rise to nine themes, which revealed that the experiences of teachers and students in remote nursing education were permeated by challenges and possibilities in the stages of planning, implementation, evaluation and guidance of dissertations and theses. Training in stricto sensu mediated by technologies required the abandonment of traditional practices and conceptions about the act of teaching and learning, announcing that there are still vestiges of teacher authoritarianism in the academy; just as there is also a need for permanent education of these, being urgent the application of innovative practices in pedagogical practice. It was observed that physical distancing has an impact on teacher-student interaction. The lack of mastery of the technologies, by the professors, caused the reproduction of actions of face-to-face teaching in the online environment, giving the student an overload of activities and assessments. Difficulties regarding study conditions also emerged in the students' statements, evidencing the need to guarantee equity in order to achieve quality training. Regarding the possibilities, remote teaching provided learning and the consequent adoption of different educational strategies applied in the teaching-learning process; conferred greater autonomy to the student; made it possible to overcome geographical barriers, ensuring greater accessibility and ease of exchanging knowledge between researchers from different locations; and the recognition of virtual guidance as a great positive point of remote teaching. It is inferred that the remote modality in stricto sensu quality Nursing education is viable and possible, although it needs adjustments. In addition, it can provide the immersion of students, residing in locations far from graduate programs, making them promoters of science in the geographic spaces in which they are inserted.pt_BR
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