Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46388

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de-
dc.contributor.authorSILVA, Silas Veloso de Paula-
dc.date.accessioned2022-09-14T11:30:01Z-
dc.date.available2022-09-14T11:30:01Z-
dc.date.issued2022-02-09-
dc.identifier.citationSILVA, Silas Veloso de Paula. Ensino de sociologia em tempos de guerra à “ideologia de gênero” (ou da ideologia de “guerra ao gênero”): caminhos possíveis em meio aos novos campos minados na educação. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46388-
dc.description.abstractEsta dissertação buscou investigar estratégias discursivas de professoras/es de Sociologia acerca do sintagma “ideologia de gênero”, compreendendo-o como um elemento mobilizado a partir dos novos cenários políticos configurados pelas articulações entre discursos (neo)liberais e (neo)conservadores. Tal proposta de investigação se deu a partir de uma reflexão teórico- empírica e política, inspirada em um viés pós-estruturalista, mais especificamente, na Teoria Política do Discurso de Laclau e Mouffe (2015), para os quais o social é ontologicamente político. Diante de cenários em que tanto as questões de gênero e sexualidade, como a própria presença da Sociologia tem sido frequentemente significadas como “doutrinação”, “implantação de uma perspectiva comunista para fixar um projeto de (re)engenharia social” e “males a serem varridos das discussões em instituições de educação”, nos interessa compreender como as e os professores/as tem se constituído subjetivamente e se posicionado frente a estes discursos. Dessa forma, dialogamos também com autoras/es dos campos de Estudos de gênero e Sexualidade, Sociologia da Educação, e de recentes discussões no campo da Teoria do Discurso, investigando processos de subjetivação a partir de fantasias sociais que constituem processos de des/identificação nas relações de antagonismo, diferença e equivalência que se estabelecem em torno desses embates hegemônicos. A estratégia adotada para a interpelação desses discursos mobiliza, além do referencial da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, recursos da análise do discurso de abordagem francesa e da Psicanálise. Neste sentido, o trabalho aponta para as diferentes formas de articulação de sentidos e de atuação dos/das docentes de Sociologia diante da “guerra ao gênero” na cidade de Recife-PE, situando o campo discursivo no qual estes sujeitos e seus discursos estão inseridos como um espaço onde se constrói a ideia de um “novo” projeto educacional, sendo essa formação discursiva hegemonicamente articulada a partir de lógicas (neo)liberais e (neo)conservadoras. Essa formação discursiva e suas lógicas são, todavia, reiteradamente questionadas e tensionadas pelos docentes entrevistados/as e por outros sujeitos nas escolas de referência em ensino médio analisadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectIdeologia de Gêneropt_BR
dc.subjectTeoria do Discurso e Educaçãopt_BR
dc.subjectNeoliberalismo e Neoconservadorismo na Educaçãopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEnsino de sociologia em tempos de guerra à “ideologia de gênero” (ou da ideologia de “guerra ao gênero”) : caminhos possíveis em meio aos novos campos minados na educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4145728692120836pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5336313595044838pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation sought to investigate the discursive strategies of sociology teachers about the phrase “gender ideology”, understanding it as an element mobilized from the new political scenarios configured by the articulations between (neo)liberal and (neo)conservative discourses. This research proposal was based on a theoretical-empirical and political reflection, inspired by a post-structuralist bias, more specifically, in the Political Theory of Discourse by Laclau and Mouffe (2015), for whom the social is ontologically political. Faced with scenarios in which both gender and sexuality issues, as well as the very presence of Sociology, have often been signified as “indoctrination”, “implantation of a communist perspective to establish a social (re)engineering project” and “evils to be swept away from discussions in educational institutions”, we are interested in understanding how teachers have subjectively constituted themselves and positioned themselves in the face of these discourses. In this way, we also dialogue with authors from the fields of Gender and Sexuality Studies, Sociology of Education, and recent discussions in the field of Discourse Theory, investigating processes of subjectivation based on social fantasies that constitute processes of dis/identification in relations of antagonism, difference and equivalence that are established around these hegemonic clashes. The strategy adopted for the interpellation of these discourses mobilizes, in addition to the referential of Laclau and Mouffe's Theory of Discourse, resources from the analysis of the French approach and from Psychoanalysis. In this sense, the work points to the different forms of articulation of meanings and actions of Sociology teachers in the face of the "war on gender" in the city of Recife-PE, situating the discursive field in which these subjects and their discourses are inserted. as a space where the idea of a “new” educational project is built, and this discursive formation is hegemonically articulated from (neo)liberal and (neo)conservative logics. This discursive formation and its logics are, however, repeatedly questioned and stressed by the teachers interviewed and by other subjects in the analyzed high school reference schools.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Silas Veloso de Paula Silva.pdf3,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons