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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46403

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dc.contributor.advisorBRITO, Yvana Carla Fechine de-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Gêsa Karla Maia-
dc.date.accessioned2022-09-14T14:17:29Z-
dc.date.available2022-09-14T14:17:29Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Gêsa Karla Maia. Estudando a telenovela: um panorama das pesquisas realizadas no Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46403-
dc.description.abstractA proposta deste trabalho é entender como a telenovela tornou-se um objeto de estudo na área da Comunicação no Brasil, traçando um panorama que vai das primeiras pesquisas até 2021, cobrindo assim os 70 anos de exibição de produto do gênero em nosso país. Com base em entrevistas semiestruturadas e revisão de literatura, parte-se da hipótese de que a telenovela passa de gata borralheira a cinderela acadêmica, por isso, iniciamos a pesquisa observando os desafios que complexificam a tarefa de estudar a telenovela. Em seguida, identificamos as principais correntes teóricas que influenciaram os trabalhos sobre a telenovela – Estudos Culturais, Estudos Feministas, Estudos de Recepção e Estudos sobre Convergência –, bem como apontamos os principais grupos e espaços de produção desses estudos, destacando, pelo impacto de sua atuação, o Observatório Ibero- americano de Ficção Televisiva - Obitel Brasil, o Grupo de Pesquisa de Ficção Seriada da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM e o Grupo de Trabalho de Televisão da Associação Nacional de Programas de Pós- graduação em Comunicação – COMPÓS. Para identificar os caminhos adotados pelos pesquisadores de telenovela que circulam nesses três espaços, analisamos a sua produção científica (livros, artigos e anais), a partir de categorias temáticas propostas por Casetti e Chio (1997) para o estudo da televisão em geral, sem desconsiderar, no entanto, as particularidades do objeto de estudo e as determinações históricas do campo acadêmico brasileiro. Essa pesquisa de base bibliográfica e documental, com caráter quanti- qualitativo, nos permitiu observar quais interpretações têm sido favorecidas na análise sobre ou a partir da telenovela.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.titleEstudando a telenovela : um panorama das pesquisas realizadas no Brasilpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6487443925928160pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9747239620879117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this work is to understand how the telenovela became an object of study in the area of Communication in Brazil, tracing a panorama that goes from the first researches until 2021, thus covering the 70 years of exhibition of the product of the genre in our country. Based on semi-structured interviews and literature review, we identified the main theoretical currents that influenced the works on the telenovela – Cultural Studies, Feminist Studies, Reception Studies and Studies on Convergence –, as well as pointing out the main groups and production spaces of these studies. , highlighting the Ibero-American Observatory of Television Fiction - Obitel Brasil, the Serial Fiction Research Group of the Brazilian Society for Interdisciplinary Communication Studies - INTERCOM and the Television Working Group of the National Association of Programs Postgraduate Program in Communication – COMPOS. In order to identify the paths adopted by telenovela researchers who circulate in these three spaces, we analyzed their scientific production (books, articles and annals), based on thematic categories proposed by Casetti and Chio (1997) for the study of television in general, without disregard, however, the particularities of the object of study and the historical determinations of the Brazilian academic field. This bibliographic and documentary research, with a quantitative-qualitative character, allowed us to observe which interpretations have been favored in the analysis about or from the telenovela.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

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