Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46428
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | WAECHTER, Hans da Nobrega | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Ildembergue Leite de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T13:22:31Z | - |
dc.date.available | 2022-09-15T13:22:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ildembergue Leite de. A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura: um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras. 2022. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46428 | - |
dc.description.abstract | Historicamente, a publicação de livros com capas ilustradas no Brasil se destaca pelo pionei- rismo e pela originalidade. Além de se instituir como expressão legítima da sociedade e de seus movimentos culturais e estéticos, a capa do livro se apresenta como a primeira comunicação entre a obra e o leitor, constituindo-se como importante ferramenta na estratégia mercadoló- gica. Qualquer que seja o livro, sua capa é fruto de uma ação coletiva em que estão envolvi- dos muitos interessados, como o designer, agente importante no processo de publicação que responde com seu projeto gráfico às demandas do autor, do editor e do leitor. Tomando a capa em sua condição de artefato cultural e artifício comercial, o objetivo geral do estudo foi compreender de que modo as capas de livros publicados pelos selos Companhia das Letras e Paralela se configuram como interface do design, do mercado e da cultura. De tendência qua- litativa, o estudo multicaso se debruçou sobre a articulação visual entre a sintaxe e a semântica que operam, respectivamente, sobre a estética e a produção de significados contidos nas capas. Ademais, em conformidade com os fundamentos de marketing adotados para o mercado edi- torial, investigou-se tanto a experiência dos profissionais envolvidos no processo de publicação quanto a relação dos leitores com as capas. Para tais propósitos, recorreu-se a métodos de análise visual, análise de conteúdo e de levantamento. A partir de uma conjugação entre as reflexões suscitadas pela teoria e os achados da pesquisa, conclui-se que a capa do livro se con- figura como uma interface que congrega os princípios do design, as demandas do mercado e as influências da cultura. Nos elos existentes entre as três esferas se dão interferências mútuas que repercutem sobre as funções da capa, tributando-lhe a condição de artefato visual que, além de contribuir para a circulação do pensamento e da arte, perpetua significados quando cristaliza visualmente a face cultural de sua época. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Planejamento e Contextualização de Artefatos | pt_BR |
dc.subject | Capa de livro | pt_BR |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Mercado editorial | pt_BR |
dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
dc.title | A capa do livro como interface entre o design, o mercado e a cultura : um estudo multicaso de dois selos do grupo Companhia das Letras | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6952001189366884 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6115852722430503 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | Historically, the publication of books with illustrated covers in Brazil stands out for its pio- neering spirit and originality. In addition to establishing itself as a legitimate expression of society and its cultural and aesthetic movements, the book cover presents itself as the first communication between the literary work and the reader, constituting an important tool in the marketing strategy. Whatever the book, its cover is the result of a collective action in which many interested parties are involved, such as the designer, an important agent in the publishing process who responds with his graphic project to the demands of the author, the editor and the reader. Taking the cover in its condition of cultural artifact and commercial artifice, the general objective of the study was to understand how the covers of books published by the publishers Companhia das Letras and Paralela are configured as an interface between design, the market and culture. With a qualitative tendency, the multi-case study focused on the visual articulation between syntax and semantics that operate, respectively, on aesthetics and the production of meanings contained in the covers. Furthermore, in accordance with the marketing fundamen- tals adopted for the publishing market, both the experience of the professionals involved in the publication process and the relationship of readers with the covers were investigated. For such purposes, visual analysis, content analysis and survey methods were used. From a combination of the reflections raised by the theory and the research findings, it is concluded that the book cover is configured as an interface that brings together design principles, market demands and cultural influences. In the existing links between the three spheres, there are mutual interfer- ences that affect the functions of the cover, giving it the condition of a visual artifact that, in addition to contributing to the circulation of knowledge and art, perpetuates meanings when it visually crystallizes the cultural face of its time. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Ildembergue Leite de Souza.pdf | 10,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons