Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46467

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA JÚNIOR, Célio Andrade de-
dc.contributor.authorSILVA, Izabel Sizina Sena da-
dc.date.accessioned2022-09-15T19:34:44Z-
dc.date.available2022-09-15T19:34:44Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.date.submitted2021-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46467-
dc.description.abstractO volume de informações diária geradas pelas empresas de diversos portes, necessitam de uma gestão de informações confiável, para assegurar a sua produtividade e faturamento. Existe um grande desafio no trânsito de informações empresariais, quando o volume desordenado impacta nas tomadas de decisão e no direcionamento das estratégias a serem adotadas. A descentralização das informações, a total falta de padronização, muitas delas confusas e dúbias, acarretam perdas monetárias consideráveis para a empresa. Em não ter um local consolidador, onde as informações estejam concatenadas, dificulta em demasia a gestão das informações e a execução das atividades determinadas pela contratante. A prática de apenas manter listas desconexas contendo os tags que sofreram intervenções, e a falta de conhecimento mais profundo ou à não execução do contrato em si, é determinante para não ter um horizonte em que seja possível enxergar prejuízos que ocorram e que ainda podem ocorrer. Ao centralizar os dados, tratá-los e extrair deles informações para que o gestor consiga atingir os objetivos monetários esperados pela empresa urge para que as perdas sejam minimizadas e até visualizadas. O presente trabalho tem por objetivo geral o de implantar um instrumento com os dados centralizados, para poder tratá-los e extrair informações, tomando como base os conceitos do qual o trabalho se predispõe a explicar, para que um gestor atinja os objetivos esperados no faturamento da empresa, minimizando as perdas. Este trabalho utilizou uma metodologia descritiva, de natureza qualitativa, com uma pesquisa de ação, com aplicação do estudo de caso, baseado na coleta de dados, oriundos da técnica de observação e levantamento das informações disponibilizadas pela empresa para compilar as informações, com o intuito de buscar tratativas para os problemas. Diante disso, como resultado da pesquisa foi elaborado e implantado um instrumento compilador de informações que possibilita ao gestor, um planejamento das atividades mais eficaz, reduzindo consideravelmente as perdas e aumentando o faturamento da empresa, tudo isso estruturado na aplicação de Extract Transform Load (ETL) e na transformação de dados, tendo como resultado um banco de informações baseados nos dados extraídos das planilhas de contrato (lista de tags, lista de preços, tipos de intervenção, periodicidade das intervenções), planilhas de controle do setor de preservação com os dados de produção e as planilhas do setor da qualidade com os dados dos relatórios aprovados pela fiscalização do contrato, essas informações centralizadas, tratadas e transformadas, asseguram uma gestão da informação mais confiável e segura, que possibilita uma tomada de decisão que se alinha com os anseios de faturamento da empresa contratada e a satisfação do cliente ao atingir os objetivos traçados pelos mesmos em contrato.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectETLpt_BR
dc.subjectTransformação de Dadospt_BR
dc.subjectDashboardspt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.titleA utilização de transformação de dados para a consolidação das informações dos serviços de preservação e verificação da integridade dos equipamentos da Refinaria de Abreu e Limapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3656327420806840pt_BR
dc.description.abstractxThe amount of daily information generated by companies of various sizes, requires reliable information management, to ensure their productivity and revenue. There is a great challenge in the transit of business information when the disorderly volume impacts on decision making and the direction of the strategies to be adopted. The decentralization of data, the total lack of standardization, many of them confusing and dubious, entail considerable monetary losses for the company. In not having a consolidating place, where the information is concatenated, it makes the management of the information and the execution of the activities determined by the contractor too tricky. The practice of only maintaining separate lists containing the Tags that have undergone interventions, and the lack of more in-depth knowledge or the non- execution of the contract itself, is crucial not to have any planning in which it is possible to see losses that may occur, and that may still happen. When centralizing the data, treating them and extracting information from them so that the manager can achieve the monetary objectives expected by the company, the losses must be minimized and even visualized. The present work has as its general objective the implantation of an instrument with centralized data, to be able to treat them and extract information, based on the concepts of which the work is predisposed to explain, so that a manager reaches the expected goals in billing company, minimizing losses. This work used a descriptive methodology, of qualitative nature, with action research, with the application of the case study, based on the data collection, originated from the observation technique and survey of the information made available by the company to compile the data, to seek treatments for problems. Therefore, as a result of the research, and information gathering instrument was developed and implemented that allows the manager to plan activities more effectively, considerably reducing losses and increasing the company's revenue, all structured in the application of Extract Transform Load (ETL ) and data transformation, resulting in an information bank based on data extracted from the contract spreadsheets (TAG list, price list, types of intervention, intervals of interventions), preservation sector control spreadsheets with data of production and spreadsheets of the quality sector with the data of the reports approved by the inspection of the contract, this centralized information, treated and transformed, ensures more reliable and secure information management, which allows a decision making that is aligned with the desires revenue of the contracted company and customer satisfaction in reaching the objectives set by them in the contract.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Izabel Sizina Sena da Silva.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons