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Título : Conhecimentos sobre a escrita alfabética revelados por crianças ao final da educação infantil
Autor : ARAGÃO, Silvia de Sousa Azevedo
Palabras clave : Educação infantil; Alfabetização; Psicogênese da escrita; Consciência fonológica; Letras - conhecimento
Fecha de publicación : 20-jun-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : ARAGÃO, Silvia de Sousa Azevedo. Conhecimentos sobre a escrita alfabética revelados por crianças ao final da educação infantil. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Nosso objetivo geral foi investigar, longitudinalmente, a aprendizagem das crianças em relação ao sistema de escrita alfabética (SEA) nos dois últimos anos da Educação Infantil, em três escolas (uma privada e duas públicas). Os objetivos específicos foram: i) Identificar e acompanhar a evolução das hipóteses de escrita e a aprendizagem de conhecimentos sobre letras, e de habilidades de consciência fonológica (CF); ii) Comparar o desempenho das crianças em cada escola em diferentes momentos dos anos; iii) Identificar possíveis efeitos da origem sociocultural sobre aquelas aprendizagens e iv) Comparar o desempenho nas diferentes habilidades de CF e de conhecimentos de letras, considerando as diferentes hipóteses de escrita. A pesquisa foi organizada em dois estudos. No estudo 1, analisamos os resultados coletados no penúltimo ano da Educação Infantil. As atividades, aplicadas em duas ocasiões foram: Escrita espontânea de palavras, atividades de CF (Contagem de Sílabas; Identificação das palavras com a mesma sílaba inicial; Identificação da palavra maior; Identificação das palavras que rimam) e de conhecimento das letras (Nomeação de letras e Produção de palavras a partir de letras apresentadas). Constatamos que as crianças progrediram nas três escolas. Nas escritas, identificamos uma variedade de hipóteses em uma mesma ocasião para a maioria das crianças. Entre as escolas, houve aproximações no decorrer do ano. Na aprendizagem das letras, ao encerrarem o Infantil 4, não houve diferenças significativas entre as escolas. Quanto às habilidades de CF, aquelas envolvendo a contagem de sílabas, foram mais fáceis para todas. Entre as escolas, houve diferenças que se mantiveram ou aumentaram na Contagem de sílabas e na Identificação de Palavras que rimam. A análise qualitativa das atividades de CF revelou: i) a presença da análise fonológica mesmo quando as crianças erravam; ii) que o tipo de justificativa verbal geralmente evoluiu quanto à explicitação consciente, iii) porém, os acertos nem sempre estiveram relacionados à explicitação verbal dos segmentos sonoros analisados. No estudo 2, analisamos os dados coletados nos dois últimos anos da Educação Infantil. Durante o último ano, aplicamos as mesmas atividades, no início e final do ano, e acrescentamos a Identificação de palavras com o mesmo fonema inicial. Analisamos os dados, comparando dois grupos sociais: Escola privada e Escolas públicas. Os resultados indicaram que as crianças continuaram progredindo, porém, em relação à escrita, as distâncias entre os grupos sociais aumentaram a favor da Escola Privada, na qual a maioria das crianças alcançou uma hipótese alfabética. Na aprendizagem das letras não houve diferenças significativas ao final da Educação Infantil entre os grupos sociais. Porém, os acertos indicadores de conhecimento das letras nem sempre se relacionavam a um avanço na hipótese de escrita. Quanto às habilidades de CF, houve aproximações entre os grupos sociais apenas nas habilidades envolvendo o número de sílabas, as diferenças aumentaram em relação a todas as demais habilidades.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46516
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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