Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46556
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Rosângela Tenório de | - |
dc.contributor.author | CALDAS, Lígia Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T12:32:04Z | - |
dc.date.available | 2022-09-19T12:32:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
dc.identifier.citation | CALDAS, Lígia Cavalcanti. Representações de gênero na telenovela direcionada à infância: uma questão de currículo e pedagogia cultural. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46556 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação, situada no campo da Educação, delimita o seu objeto enquanto representações de gênero presentes no currículo cultural de uma telenovela de ampla audiência da televisão aberta brasileira direcionada ao público infantil, buscando compreender como se configuram essas representações em As Aventuras de Poliana, novela televisiva infantojuvenil transmitida no canal Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Para tanto, articulando-se pressupostos dos Estudos Culturais em Educação e do pensamento de Michel Foucault para se pensarem a relação saber-poder-ser e as noções de gênero como representação, discurso, identidade/diferença, performatividade e materialidade, de infância pós-moderna e sujeito neoliberal e de telenovela como currículo e pedagogia cultural, percorre-se um caminho investigativo de abordagem qualitativa inspirado nas redefinições que pesquisas dessa natureza sofreram com a virada epistemológica a partir das décadas de 1960 e 1970. Desse modo, não havendo, com esse percurso, a pretensão de desvendarem-se significados supostamente ocultos nesse produto midiático, mas a preocupação em descrever as circunstâncias que narram essas representações de gênero e as condições sob as quais estas aparecem, combinam-se, metodologicamente, análise cultural, para o exame de texto, imagem e som no artefato cultural escolhido – o currículo cultural dos vinte primeiros capítulos de As Aventuras de Poliana –, e análise do discurso, para dar conta das posições de sujeito em jogo, do campo de coexistências discursivas e da materialidade repetível. Através do emprego dessas escolhas metodológicas, percebe-se que esse currículo cultural dispõe de uma pedagogia de gênero que se articula a campos de verdade distintos, como a filosofia, a medicina, a publicidade, a religião, a estética, dispersa-se em outros artefatos curriculares de modo que os enunciados que mobiliza apresentam um movimento de reiteração e deslocamento, estabelece posições discursivas diferenciadas de sujeitos femininos e masculinos e inclui/exclui, delimita, classifica e normaliza identidades de gênero através da associação de elementos significantes, embora, por outro lado, nunca consiga fixá-las por completo, por conta da própria dinâmica performativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Telenovelas | pt_BR |
dc.subject | Currículos – ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia cultural - infância | pt_BR |
dc.title | Representações de gênero na telenovela direcionada à infância : uma questão de currículo e pedagogia cultural | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5405412474670850 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9030367663083004 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation, located in the field of Education, defines its object on the gender representation in the cultural curriculum of a widely ranged children's soap opera from Brazilian open television, looking to understand how these representations take form in As Aventuras de Poliana, a children soap opera broadcasted by the Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) channel. Therefore, articulating concepts from Cultural Studies in Education and from Michel Foucault's theory in order to reflect on the relation between knowledge, power and being and the notions of gender as representation, discourse, identity/difference, performance and materiality, of post-modern childhood and neoliberal subject and televised soap opera as curriculum and cultural pedagogy, it runs an investigative path of qualitative approach inspired in the redefinitions that researches of this sort went through with the epistemolgical turn in the decades of 1960 and 1970. Thus, not having, with this path, the pretension of unravelling supposedly hidden meanings in this media products, but the attention to describing the circumstances under these appear, are metodologicaly combined cultural analysis, to the text, image and sound examination in the chosen cultural artifact – the cultural curriculum of the first twenty episodes of As Aventuras de Poliana –, and the discourse analysis, in order to handle the positions of subject in question, from the field of discoursive co-existance and repeatable materiality. Through the application of these metodological choices, one realizes that this cultural curriculum disposes of a gender pedagogy that articulates itself to distinct areas of truth, such as philosophy, medicine, publicity, religion, aesthetics, dissolves itself in curricular artifacts in such way that the statements it mobilizes show a movement of reiteration and displacement, stabilishes unique discoursive positions of male and female subjects and includes/excludes, defines, classifies and normalizes gender identities through the association of significative elements, although, in the other hand, is never able to completely fix them, because of its own performative dynamics. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Lígia Cavalcanti Caldas.pdf | 9,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons