Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46569

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Izabela Domingues da-
dc.contributor.authorANDRADE, Keylon Vicente Gomes de-
dc.date.accessioned2022-09-19T15:57:58Z-
dc.date.available2022-09-19T15:57:58Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.citationANDRADE, Keylon Vicente Gomes de. Discursos políticos disseminados por robôs e a influência da propaganda política computacional na opinião pública. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46569-
dc.description.abstractEsta dissertação pretende discutir o proeminente papel dos social bots na disseminação de discursos políticos na internet, especificamente no site da rede social Twitter. Busca refletir sobre o uso e a evolução dessa tecnologia nas últimas décadas e analisá-la como ferramenta de comunicação e de propaganda política, particularmente no contexto brasileiro, além da sua relação com o Bolsonarismo. A discussão se dá sob a ótica das bolhas virtuais (PARISER, 2012; FERRARI, 2018) e dos estudos sobre os efeitos da propaganda política computacional na opinião pública e no processo político (SANTINI, 2018). A pesquisa faz um mapeamento e exame das hashtags e conteúdos disseminados por social bots no Twitter, através dos dados da plataforma de detecção de atividades de perfis inautênticos Bot Sentinel, nos anos de 2020 e 2021, com o intuito de evidenciar o discurso disseminado pelos perfis automatizados e as estratégias de comunicação usadas por eles. Tem como intuito, também, destacar e examinar o papel e a atuação do Governo Federal, jornalistas, mídia alternativa, blogs e canais de vídeos on-line na produção dos discursos compartilhados por robôs. Além disso, esta pesquisa procura apontar a relação entre os discursos disseminados pela grande mídia e pelos veículos de mídia alternativa e o discurso propagado pelos social bots buscando pautar a opinião pública, cenários políticos e até mesmo os rumos da democracia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSocial botspt_BR
dc.subjectRedes sociais digitaispt_BR
dc.subjectPropaganda computacionalpt_BR
dc.subjectComunicação políticapt_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.titleDiscursos políticos disseminados por robôs e a influência da propaganda política computacional na opinião públicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2484080230435171pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3194123495763584pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation intends to discuss the prominent role of social bots in disseminating political discourses on the internet, specifically on the social network website Twitter. We sought to reflect on the use and evolution of this technology in recent decades and analyze it as a communication and political propaganda tool, particularly in the Brazilian context, in addition to its relationship with Bolsonarism. The discussion takes place from the perspective of the Filter Bubble (PARISER, 2012 and FERRARI, 2018) and studies on the computational political propaganda effects on public opinion and the political process (SANTINI, 2018). The research maps and examines the hashtags and content spread by social bots on Twitter through data from the Bot Sentinel platform, which detected the activity of inauthentic profiles in the years 2020 and 2021 in order to highlight the discourse disseminated by automated profiles and the communication strategies used by them. It also aims to highlight and examine the role and performance of the Federal Government, journalists, alternative media, blogs, and online video channels in the production of speeches shared by bots. In addition, this research seeks to point out the relationship between the discourses disseminated by the mainstream media and by alternative media vehicles and the discourse propagated by social bots seeking to guide public opinion, political scenarios, and even the path of democracy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Keylon Vicente Gomes de Andrade.pdf14,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons