Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46582
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Marcio Miceli Maciel de | - |
dc.contributor.author | LIMA, Lucas Lucena Rosendo de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T00:34:32Z | - |
dc.date.available | 2022-09-20T00:34:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-19 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Lucas Lucena Rosendo de. Análise da política anticíclica adotada pelo Brasil em relação à crise financeira de 2008: os impactos sobre o mercado automobilístico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46582 | - |
dc.description.abstract | John Maynard Keynes foi um dos economistas que mais contribuíram para os governos de grande número de países. Uma de suas principais contribuições foi à maneira como ele trata o conceito de incerteza. A inclusão da incerteza fundamental permite a tomada de decisões com base nas expectativas, que por sua vez dependem de algum padrão estipulado. Dentro deste contexto a crise financeira mundial de 2008 criou um cenário de incerteza nos mercados. No caso brasileiro diante do cenário foi adotada uma política anticíclica de caráter setorial. Dessa forma o objetivo do trabalho foi através de uma visão keynesiana, analisar as principais ações das políticas anticíclicas adotadas pelo Brasil em relação à crise financeira e econômica de 2008, bem como averiguar os impactos da redução do IPI sobre um setor específico, o automobilístico. Averigua-se que a nova postura do Estado brasileiro tem forte impacto na indústria automobilística, buscando por meio de efeitos multiplicadores fomentar a demanda de toda a cadeia produtiva do setor. Os custos da desoneração do imposto para o Estado são mais que compensados quando se realizam esses efeitos, principalmente quando se considera um setor importante para o crescimento econômico como o é o setor automobilístico. | pt_BR |
dc.format.extent | 43p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Crise financeira global, 2008-2009 | pt_BR |
dc.subject | Economia keynesiana | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Imposto sobre produtos industrializados | pt_BR |
dc.title | Análise da política anticíclica adotada pelo Brasil em relação à crise financeira de 2008: os impactos sobre o mercado automobilístico. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2189307346017892 | pt_BR |
dc.description.abstractx | John Maynard Keynes was one of the economists who contributed most to the governments of many countries. One of his main contributions was to the way he treats the concept of uncertainty. The inclusion of fundamental uncertainty allows for decision-making based on expectations, which in turn depend on some stipulated standard. Within this context, the global financial crisis of 2008 created a scenario of uncertainty in the markets. In the Brazilian case, a countercyclical policy of a sectoral nature was adopted. In this way the objective of the work was through a Keynesian view, to analyze the main actions of the countercyclical policies adopted by Brazil in relation to the financial and economic crisis of 2008, as well as to investigate the impacts of the IPI reduction on a specific sector, the automobile industry. It is clear that the new position of the Brazilian State has a strong impact on the automobile industry, seeking, through multiplier effects, to boost the demand of the entire production chain in the sector. The costs of tax relief for the state are more than compensated when these effects are realized, especially when considering an important sector for economic growth as the automotive sector. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LIMA, Lucas Lucena Rosendo de.pdf | 911 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons