Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46638

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Maria Gabriela Silva Carneiro-
dc.date.accessioned2022-09-22T12:34:14Z-
dc.date.available2022-09-22T12:34:14Z-
dc.date.issued2022-05-26-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Maria Gabriela Silva Carneiro. Rotação por estação e educação de jovens e adultos: possibilidades e limites para alfabetização científica no ensino de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46638-
dc.description.abstractEsta dissertação apresentou como objetivo investigar como a rotação por estação (RPE) contribui para um ensino de Ciências na perspectiva do desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa ação, no qual foi construída uma sequência didática com RPE sobre a temática de ciências: vacinação e a composição do tecido sanguíneo e sistema imunológico, e aplicada numa turma de EJA em uma escola localizada no bairro da Várzea-Recife. Como instrumentos de coleta utilizamos as atividades produzidas pelos estudantes em cada estação, gravações de suas interações discursivas e a comparação de um pré-teste como pós-teste. Para análise desses registros utilizamos como categorias os indicadores de AC de Sasseron (2008), que corresponde as habilidades que foram agrupadas em trabalho com dados; estruturação do pensamento; e compreensão dos fatos. Com isso, diagnosticamos percepções distantes do conhecimento científico sobre a temática, com fortes influências de notícias falsas e com pouca presença de indicadores de AC, mas que no decorrer da vivência foram amadurecidos, nos permitindo identificar a AC em desenvolvimento a partir dos indicadores e um desenvolvimento da compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais (primeiro eixo de AC). Apesar disso, encontramos dificuldade com a turma da EJA no desenvolvimento da autonomia que a RPE favorece e é interessante para a AC, bem como no desenvolvimento dos dois últimos eixos da AC (1. Compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática; e 2. Entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente) indicando a necessidade da realização de mais pesquisas sobre esses dois eixos, bem como sobre as formas de utilizar e adaptar a metodologia para esse público com foco na AC.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectRotação por estaçãopt_BR
dc.titleRotação por estação e educação de jovens e adultos : possibilidades e limites para alfabetização científica no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4031709664939616pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aimed to investigate how the rotation per station contributes to science teaching from the perspective of the development of Scientific Literacy (LS) in Youth and Adult Education. For that it was qualitative research was carried out, of the action research type, in which was built a didactic sequence on the theme of science: vaccination and the composition of the blood tissue and immune system, and applied in an Youth and Adult Education class at a school located in the Várzea-Recife neighborhood. As collection instruments we used activities produced by students at each station, recordings of their interactions and the comparison of a pre-test with a post-test. For analysis we use as categories the CA indicators of Sasseron (2008), which correspond to the skills that were grouped into working with data; structuring of thought; and understanding of the facts. With this, we diagnosis perceptions distant from the scientific knowledge on the subject, with strong influences of fake news and with little presence of LS indicators, but that during the experience were matured, allowing us to identify the developing LS from the indicators and a development of basic understanding of terms, knowledge and fundamental scientific concepts (first axis of LS). Despite this, we found difficulty with the EJA group in developing the autonomy that rotation per station favors and is interesting for AC, as well as in the development of the last two axes of AC (1. Understanding the nature of the sciences and the ethical and political factors that surround your practice; and 2. Understanding the existing relationships between science, technology, Society and environment) indicating the need for further research on these two axes, as well as on ways to use and adapt the methodology for this audience focused on LS.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Gabriela Silva Carneiro Monteiro.pdf1,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons