Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46740

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Fátima Maria Leite-
dc.contributor.authorSANTOS, Jéssica Hayana Monteiro-
dc.date.accessioned2022-09-28T12:03:16Z-
dc.date.available2022-09-28T12:03:16Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Jéssica Hayana Monteiro. Identidade docente nas narrativas autobiográficas de egressos/as da licenciatura em matemática do CAA-UFPE. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46740-
dc.description.abstractOs processos formativos de professores/as de matemática atravessam momentos, transitam lugares e proporcionam trocas sociais que marcam a identidade profissional desses/as sujeitos/as. Nesse viés de formação docente, nossa pergunta de pesquisa emerge da realidade dos índices de retenção e terminalidade ampliada dos cursos de Licenciatura em Matemática: Quais concepções e perspectivas são mobilizadoras dos/as licenciandos/as em matemática em formação inicial para serem professores/as? A partir disso, traçamos como objetivo principal: Identificar os elementos constitutivos da identidade docente de estudantes na formação inicial de professores que ensinam matemática em um curso de Licenciatura em matemática da UFPE/ CAA. Para esse estudo, tivemos a participação de 10 professores/as concluintes do curso de Licenciatura em Matemática da UFPE/CAA. A pesquisa é de cunho qualitativo e nos apropriamos do método autobiográfico para o seu desenvolvimento que foi dividido em três etapas: na primeira construímos os dados através de formulário on-line para fazer o levantamento sociodemográfico referente à trajetória acadêmica desses/as docentes, e a técnica de escrevivências para as escritas de si; na segunda etapa realizamos um grupo focal on-line para conversar sobre as escolhas profissionais e as perspectivas presentes e futuras da profissão. Os dados foram analisados à luz dos Núcleos de significação, triangulados com teórico/as que nos serviram de base para a construção teórica. Como resultados, professores/as que buscam mudar a ótica cartesiana do ensino de Matemática perante as subjetividades e que acreditam na forma afetuosa da educação matemática, assim como na prática libertadora Freiriana. A sensibilidade e interação entre professor/a aluno/a foram fortemente presentes em suas narrativas e que trouxeram muito mais empatia do que queixas, apesar das barreiras que precisaram atravessar para se formar. Concluímos, portanto, que a permanência desses/as estudantes no curso de Licenciatura em Matemática se deu pelo apoio entre pares, pela compreensão de que podem fazer a diferença, a partir da escuta de seus estudantes e por acreditarem numa prática esperançosa, afetuosa e numa matemática acessível para todos/as.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocentes – formação continuadapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem – ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectDocentes – práticas inovadoraspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleIdentidade docente nas narrativas autobiográficas de egressos/as da licenciatura em matemática do CAA-UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7791866277208761pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0484091401612310pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxMathematics teachers' training processes go through moments, transit places and provide social exchanges that mark the professional identity of these subjects. In this teacher training bias, our research question emerges from the reality of retention rates and expanded terminality of Mathematics Licentiate courses: What conceptions and perspectives are mobilizing Mathematics undergraduates in initial training to be teachers? From this, we traced as main objective: To identify the constitutive elements of the teaching identity of students in the initial formation of teachers who teach mathematics in a Mathematics Licentiate course at UFPE/CAA. For this study, we had the participation of 10 professors graduating from the Mathematics Degree course at UFPE/CAA. The research is of a qualitative nature and we appropriated the autobiographical method for its development, which was divided into two stages: in the first, we built the data through an online form to carry out the sociodemographic survey regarding the academic trajectory of these teachers, and the writing technique for self-writing; in the second stage, we held an online focus group to talk about professional choices and the present and future perspectives of the profession. The data were analyzed in the light of the Meaning Cores, triangulated with theorists that served as the basis for the theoretical construction. As a result, teachers who seek to change the Cartesian perspective of Mathematics teaching in the face of subjectivities and who believe in the affectionate form of mathematics education, as well as in the Freirian liberating practice. The sensitivity and interaction between the teacher/student were strongly present in their narratives and brought much more empathy than complaints, despite the barriers they had to cross to graduate. We conclude, therefore, that the permanence of these students in the Licentiate in Mathematics course was due to the support among peers, through the understanding that they can make a difference, based on listening to their studentspt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jessica Hayana Monteiro Santos.pdf2,19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons