Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46762

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorJACOBO, Justo Emilio Alvarez-
dc.contributor.authorMOURA, Arthur Antunes Monteiro-
dc.date.accessioned2022-09-28T21:08:44Z-
dc.date.available2022-09-28T21:08:44Z-
dc.date.issued2018-12-26-
dc.date.submitted2022-09-27-
dc.identifier.citationMOURA, Arthur Antunes Monteiro. Otimização de um robô articulado no mecanismo baseado em Theo Jansen. 2018. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46762-
dc.description.abstractCom o avanço da tecnologia, os robôs estão cada vez mais presentes não apenas no ambiente de trabalho, mas como soluções do dia-a-dia. Algumas das demandas das novas tecnologias é a utilização de robôs como solução de resgate em ambientes atingidos por desastres (naturais ou impostos pelo homem) e a exploração espacial. Neste trabalho, foram avaliadas as formas de locomoção de robôs descritas na literatura para encontrar qual solução permitiria o movimento capaz de superar obstáculos e associar baixos custos de produção e controle. Nesse sentido, foi optado por otimizar o mecanismo de Theo Jansen, já consolidado na literatura, para diversos tipos de movimento. Também foram definidos objetivos para a realização de movimento desejado e estudadas diversas formas de otimização. Os objetivos definidos foram de ter o máximo de avanço horizontal (superando obstáculos horizontais, como crateras), o máximo de avanço vertical (superando obstáculos verticais, como objetos e desníveis) e melhorar a estabilidade (máximo de pontos de contato com o solo). Tal otimização foi feita através de Algoritmo Genético. Foi utilizada a ferramenta solver do software Microsoft Excel 2017 para cálculos e otimização e o software online Geogebra para representação 2D do sistema. Os resultados do projeto mostraram ser, com razoável custo computacional, possível projetar mecanismos articulados com baixa necessidade de controle para realização de movimento capaz de superar obstáculos.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectMecanismospt_BR
dc.subjectTheo Jansenpt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectAlgoritmo genéticopt_BR
dc.subjectRobôs articulados com pernaspt_BR
dc.titleOtimização de um robô articulado no mecanismo baseado em Theo Jansenpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6626922380758460pt_BR
dc.description.abstractxWith the advances of technology, robots are more and more essentials not only in industry, but also in daily. A few applications of the new tech is the use of robots as rescue solution in disaster zones or in space exploration. In this work, many ways of robotic movement described in literature were evaluated, to find the solution that allow associate the capacity of get over obstacles and have low costs of production and control. In this sense, the Theo Jansen mechanisms, already consolidate, was set to make a range of movements. Also were set objectives to the ideal move and kinds of optimization were studied. The goals were three: maximum horizontal advance (getting over horizontal obstacles, like holes), maximum vertical advance (getting over vertical obstacles, like objects or gradients) and maximum stable (maximum points of contact with the ground). Lastly, genetic algorithm was used. The solver tool of the software Microsoft Excel 2017 was used to calculation e optimization and the online software Geogebra was used to 2D design of the system. The results of the project shows that is possible, with reasonable computer cost, design a low need of control mechanism to do movement capable to get over obstacles.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons