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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46789
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BASTOS JUNIOR, Guaraci Guimarães | - |
dc.contributor.author | LINS, Felipe Mendes de Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T16:39:55Z | - |
dc.date.available | 2022-09-29T16:39:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-28 | - |
dc.identifier.citation | LINS, Felipe Mendes de Holanda. Uma metodologia de projeto ótimo para perfis aerodinâmicos: aplicações aeronáuticas. 2018. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46789 | - |
dc.description.abstract | Apresenta-se o desenvolvimento de metodologia para otimizar parametros aerodinâmicos desejados para aerofólios utilizados nas aplicações aeronáuticas que seja adaptável a outras aplicações como eólica, automobilística, dentre outras. A busca por eficiência energética e qualidade dos produtos tem levado os métodos de otimização a níveis ainda mais importantes nos problemas de engenharia. O uso de métodos adequados possibilita a melhora significativa de projetos a baixos custos. A busca das soluções ótimas é efetuada por computação evolucion ária (Algoritmo Genético) utilizando diferentes métodos de parametrização geométrica. Compara-se estes métodos avaliando quais conseguem representar corretamente os parâmetros aerodinamicos aerofólios de diferentes classes utilizando o menor número de parâmetros geométricos. Os parâmetros aerodinâmicos são determinados utilizando o software XFOIL, que resolve o escoamento no aerofólio a partir de um método de painéis, acoplando modelo invíscido com correção de camada limite. Realiza-se a integração do XFOIL com o Algoritmo Genético através do software Matlab. A metodologia mostrou- se capaz de melhorar significativamente os parametros aerodinâmicos desejados a baixos custos computacionais. | pt_BR |
dc.format.extent | 61p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Otimização aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Parametrização de aerofólios | pt_BR |
dc.subject | Aerofólios | pt_BR |
dc.subject | Algoritmo genético | pt_BR |
dc.subject | XFOIL | pt_BR |
dc.title | Uma metodologia de projeto ótimo para perfis aerodinâmicos: aplicações aeronáuticas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3266791032924086 | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is presented the development of methodology to optimize aerodynamic parameters desired for airfoils used in aeronautics and adaptable to other applications such as automobile and wind power industry, among others. The quest for energy efficiency and product quality has driven the optimization methods to even more important levels in engineering problems. The use of suitable methods allows significant improvements of projects at low costs. It searches for optimal solutions using evolutionary computation (Genetic Algorithm) using varied geometric parametrization methods. These methods are compared by evaluating which are able to correctly represent the aerodynamic parameters of different classes airfoils using the least number of geometrical parameters. The aerodynamic parameters are determined using the software XFOIL, which solves the airfoil flow coupling an inviscid formulation to a boundary layer model with painel method. The integration of XFOIL with the Genetic Algorithm through the software Matlab. This methodology proved to be able to significantly improve the aerodynamic parameters desired at low computational costs. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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FELIPE MENDES DE HOLANDA LINS-UMA METODOLOGIA DE PROJETO ÓTIMO PARA PERFIS AERODIN MICOS_ APLICAÇÕES AERONÁUTICAS.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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